TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO: CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 9

CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

RELATORIO DIARIO DE AULA

1ª AULA- 09/02/2017

Houve uma apresentação da disciplina, do cronograma, das normas da escola e foi feito uma distribuição da sala, na qual a nossa turma é a 1UMB, professor João Benicio.

A princípio, foi debatido os temas que serão abordados durante o semestre. Deixando uma pergunta para reflexão...

 A cidadania e responsabilidade social requer uma autoavaliação sobre nossa postura diante dos problemas da sociedade. Seremos então apenas telespectadores do que acontece no mundo ou faremos algo para mudar isso?

A disciplina instiga a despertar o senso crítico que existe dentro de nós, considerando a causa e efeito, fazendo com que revemos nossas atitudes e mostrando para outras pessoas de maneira que haja uma responsabilidade social coletiva.

2ª AULA- 16/02/2017

Foi debatido o texto “Alguém com os outros”, levando em conta as várias opiniões sobre a questão “escolhas”, é compreensível que existe diversos outros fatores por trás de uma decisão.

Foi abordado também sobre o que de fato é ter saúde. Segundo a OMS, ter saúde envolve estar bem por um todo, biopsicossocial. Bio=vida, psico=mental e social cultura, família, ou seja, depende do local onde o indivíduo mora, o que ele come, se tem um lugar limpo e arejado para viver, se tem uma renda, dentre outras coisas.

Outro tema discutido em aula referia-se sobre a boa conduta do profissional da saúde, o modo como tratam seus pacientes, seus colegas de trabalho. Afinal todos merecem respeito e educação, ninguém sai de casa e procura uma ajuda medica atoa ou eu não saio de casa para ficar sendo grossa com meus amigos. No meu ver a área da saúde é um campo na qual você tem que entrar por amor ao que faz, não pensando no financeiro, seja lá o que for fazer, faça com carinho e dedicação, que assim a recompensa será maior.

3ª AULA- 23/02/2017

Assistimos o documentário do artista plástico Vik Muniz, brasileiro que foi viver no exterior. O documentário relata a história dele que se sentindo realizado com sua profissão decide usar sua arte para mudar a vida de outras pessoas. O filme nos faz enxergar como um simples conselho e apoio pode mudar a vida das pessoas, pessoas essas que se sentiam infelizes, embora aceitassem a realidade na qual viviam. Foi bom para compreendermos melhor a respeito da questão “Escolhas”, o porquê de ter feito o que foi feito. Qual foi a influência que levou até isso. Nos fazendo respeitar e entender o porquê das decisões de outras pessoas.

4ª AULA- 02/03/2017

Assistimos o documentário “Lutas.doc”, que falava a respeito da violência no Brasil, que desde os primórdios enfrenta problemas em relação a isso. A pergunta que fica é: por que o Brasil tem fama de ser um país pacifico? Podemos ver em jornais, na televisão, nas mídias sociais que isto não passa de uma tremenda ilusão, o país ocupa a 59º posição no ranking de países mais violentos do mundo.  Em grupo debatemos as perguntas feito a respeito da violência. Discutimos sobre preconceito, discriminação e as imagens que se associam ao povo brasileiro.

5ª AULA- 09/03/2017

Na aula anterior foi deixado como atividade, que trouxéssemos uma reportagem sobre saúde. Em grupo fizemos a escolha de uma e debatemos a respeito, fazendo referência aos documentário e textos já estudados.

A reportagem escolhida foi sobre a poluição e outros fatores ambientais que estão sendo a principal causa de morte de crianças de até 5 anos, também foi discutido sobre a mídia e o que ela influência na saúde, no ponto de vista de quem a acompanha.

6ª AULA- 16/03/2017

O tema da aula foi: Cidadania, direitos, políticas sociais. Abordando assuntos que envolvem cidadania, os direitos e deveres do indivíduo na sociedade pela busca da igualdade. A saúde como um todo, onde temos que olhar para o exterior das pessoas e que ter saúde envolve 4 vértices de um ciclo, na qual a junção deles gera o equilíbrio do organismo.

Sobre políticas públicas, o que é?  Para que servem? Por que existem? Qual a sua influência sobre a saúde das pessoas e na cidade? De maneira geral, podemos dizer que é um conjunto de ações, programas e atividades desenvolvidas pelo estado que visam assegurar determinado direito de cidadania, pois cada um de nós vem de uma cultura, classe ou etnia diferente e é necessário corrigir essa desigualdade, buscando um equilíbrio e promovendo o bem-estar da sociedade.

7ª AULA- 23/03/2017

A sala foi dividida em grupos para a realização de um trabalho que se tratava da criação de um projeto, que seria apresentado, discutido e votado em uma Audiência pública. O grupo ficou com o tema Deficientes, na qual depois de um debate chegamos ao consenso de utilizar a área do terreno da Zona Norte para construção de um Centro de Reabilitação e Lazer para deficientes, que contasse com um leque de profissionais na área da saúde e atividades que estimulassem a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

8ª AULA- 30/03/2017

Fizemos uma visita a um território que pertence a cidade de Jacareí e que fica dentro das delimitações da faculdade. O bairro que possui em média 60 famílias, conta com uma estrutura precária, pois não tem ruas calçadas e embora exista várias chácaras de grande porte, há também casas simples na região. Bairrinho é um local de difícil acesso, com poucos pontos comerciais, tendo apenas uma mercearia, duas marcenarias, uma cozinha que faz marmitas para vender e algumas residências vendem açaí e “geladinhos”. Embora a maioria das pessoas que vivem nessa região trabalhem na Univap, as oportunidades de empregos ficam limitadas naquele espaço, fazendo com que eles tenham que se deslocar a outros bairros para trabalhar.

A dinâmica da aula foi de grande importância para nossa formação, pois pode-se olhar e realmente prestar atenção no que existe ao nosso redor, no caminho em que percorremos todos os dias, e se quer notamos.

9ª AULA- 06/04/2017

Na aula de hoje aconteceu a audiência pública na qual seis projetos disputavam a área de um terreno para uma ação social que beneficie a população desse bairro. As ideias foram apresentadas, os grupos questionavam e respondiam as perguntas um dos outros.

Minha equipe trabalhou e desenvolveu o trabalho a partir do tema “Deficientes”, criando um projeto de um centro de reabilitação e lazer, já que a zona Norte não apresenta nenhum apoio ou atividade especifica que atenda a esse grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com