TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia E Pesquisa

Pesquisas Acadêmicas: Ciencia E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 10

1. A partir do estudo sobre tipos de conhecimentos, contemplados no livro didático, leia com atenção o texto abaixo e elabore uma redação, de no mínimo 20 linhas, identificando quais conhecimentos relacionam-se com o texto abaixo. No desenvolvimento da resposta aponte e comente duas características de cada conhecimento identificado. (3,0 pontos)

O fato de nós sermos pensadores nos leva a ponderar, analisar, questionar... Somente o homem tem a capacidade de construir pensamentos através da palavra escrita e falada, com isso, transmite conhecimentos. Não somos habituados a pensar com profundidade naquilo que estamos analisando, vendo ou lendo. Muitas vezes recebemos notícias desconexas de um jornal, ou da televisão e não fizemos uma análise, preferimos o que nos diverte aquilo que mexe com nossas emoções. De qualquer modo, todos são obrigados a pensar melhor porque a vida nos coloca desafios... Temos que fazer escolha constantemente e aí adentramos em nós mesmos, em nosso íntimo.

Muitas vezes aprendemos fazendo, errando, buscando novas experiências, sentindo frustração, desenvolvemos o raciocínio para buscar sempre o melhor. Isso reflete nosso pensamento, nossa visão de mundo. Na realidade a nossa busca incessante de respostas, ativa nosso raciocínio e intelecto e nos deixa mais experientes e convictos. Assim ordenamos melhor nossas idéias e repassamos nossos conhecimentos e anseios para os que convivem conosco. Não ficamos alienados com a nossa realidade, buscamos partilhar sempre e aprimorar ainda mais nossa existência. É uma luta constante, uma gama de raciocínios nos rodeia e assim ordenamos nossas vontades e limitações e vislumbramos o meio em que vivemos.

Nesse caso temos o senso comum que é aquele que provém do viver e aprender, da existência de vida, sem apresentar uma preocupação com o estudo sistemático da realidade. Em muitas situações próprias desse tipo de conhecimento, observamos o abandono da razão e um apego àquilo que é captado apenas pelos órgãos sensoriais e a experiência que se vivencia no dia-a-dia.

E temos também o conhecimento filosófico que é a passagem da consciência mítica para a consciência radical ou filosófica, é o saber elaborado, a partir do exercício do pensamento, sem o uso de qualquer objeto que não o próprio pensamento.

Utiliza-se o poder da razão para pensar e falar ordenadamente sobre as coisas, possibilitando uma reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta. Este conhecimento constrói uma forma especulativa de ver o mundo.

2. Os estudos sobre os tipos de conhecimento consistem em identificar as diferenças que existem de acordo com as características de cada um, percebendo a realidade a partir de ângulos diferentes. Diante disso, analise as palavras abaixo e indique o nível de conhecimento com que mais se aproximam. Justifique sua resposta com, mínimo 6 linhas, procurando relacionar o significado de cada palavra com o tipo de conhecimento indicado. (2,0 pontos)

O senso comum é um conhecimento prático, utilitário, sem ou quase sem nenhuma teoria, integrante da chamada cultura popular. O conhecimento oriundo do senso aparece como uma força de resistência das camadas mais baixas, ou que não tem acesso aos meios de tecnologia. Não existe um único senso comum, pois ele é um produto e um devir histórico. O senso comum e também a religião não podem constituir uma ordem intelectual porque não podem reduzir-se à unidade e à coerência nem mesmo na consciência individual. O senso comum, ainda que implicitamente, emprega o princípio da causalidade; em uma série de juízos, identifica a causa exata, simples e imediata, não se deixando desviar por fantasmagorias e obscuridades metafísicas, pseudo-profundas, pseudocientíficas, etc. Nisto reside o valor do que se costuma chamar bom senso.

A credulidade decorre de tentativas primitivas e inacabadas de explicar o desconhecido. E outra parte não vai além da praticidade, sem contudo, explicar porque as coisas acontecem ou porque determinados fenômenos se manifestam.

O mal que a credulidade faz num homem não se limita à estimulação de um caráter crédulo nos outros e à decorrente defesa de crenças falsas. O hábito de ser descuidado com aquilo em que acredito leva os outros a serem por hábito descuidados com a verdade daquilo que me é dito.

O conhecimento científico é real porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda forma de existência que se manifesta de algum modo. Constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. A investigação científica se inicia quando se descobre que o conhecimento existente, originário quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e imponentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem. Nesse sentido, iniciar uma investigação científica é reconhecer a crise de um conhecimento já existente e tentar modificá-lo, ampliá-lo ou substituí-lo, criando um novo que responda à pergunta existente. O conhecimento científico, na sua pretensão de construir uma resposta segura para responder às dúvidas existentes, propõe-se atingir dois ideais: o ideal da racionalidade e o ideal da objetividade. O ideal da objetividade, por sua vez, pretende que as teorias científicas, como modelos teóricos representativos da realidade, sejam construções conceituais que representam com fidelidade o mundo real, que contenham imagens dessa realidade que sejam "verdadeiras", evidentes, impessoais, passíveis de serem submetidas a testes experimentais e aceitas pela comunidade científica como provadas em sua veracidade. Esse é o mecanismo utilizado para avaliar a verdade semântica.

3. A Ciência surge como conhecimento racional e sistemático no século XVII, com características específicas. Então, com base nos estudos sobre esse conteúdo, contemplado no livro didático, leia com atenção o exemplo abaixo e escreva duas características, predominantes no texto, que são consideradas características da Ciência, justificando-as: (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com