TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cincias Contabeis

Casos: Cincias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

O contexto empresarial atual que envolve a maioria das empresas é constituído por inúmeras transformações e mudanças que ocorrem de maneira extremamente acelerada e simultânea. Com a evolução tecnológica, o aprimoramento dos modelos de gestão cresce cotidianamente onde as exigências dos consumidores e a alta concorrência geram uma análise detalhada da situação que envolve o problema e suas relações com os demais processos administrativos que ocorre em todos os níveis de uma empresa.

A administração vem desenvolvendo-se a partir de estudos e vivência dos teóricos Taylor, Ford e Fayol, ousando e introduzindo novas formas de organizar e administrar recursos. As funções administrativas são importantes em qualquer etapa empresarial, se faz uma análise das funções e por meio delas os gestores implantam as funções para obter-se um impacto fundamental no resultado das empresas. O ambiente externo são as forças que irão interferir no comportamento da empresa perante o mercado com características dinâmicas e aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais. No ambiente interno os recursos da organização recebem impactos do ambiente externo mas definem-se nos aspectos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos.

O planejamento é a principal função dentro de um processo administrativo, pois entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento. Por meio dela a empresa irá preparar-se, estabelecer metas e realizar previsões futuras com objetivos definidos pela organização. O planejamento se divide em estratégico onde são traçados objetivos, tático onde são transformados as estratégias em planos específicos e o operacional onde são definidos os procedimentos a serem executados pelos níveis mais baixos da organização.

Além de planejar o administrador deve organizar e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo e a melhor forma de visualizar é com o organograma uma representação gráfica de uma organização. Já o controle envolve o processo de monitoramento dos objetivos a serem realizados como planejado e corrigir qualquer desvio significativo. Funcionários são direcionados e motivados, mas mesmo assim podem ocorrer falhas na realização dos objetivos para isso o controle é o elo final da cadeia funcional da administração. O administrador precisa planejar, organizar, dirigir e controlar o ambiente para um bom desenvolvimento da empresa e uma boa tomada de decisões não basta apenas uma boa idéia tem que ter conhecimento do mercado e do funcionamento das funções administrativas.

Variáveis macroeconômicas interferem nas atividades empresariais tanto na abertura quanto em seus negócios cotidianos. As taxas de juros influenciam na captação e aplicação de recursos das empresas a curto e longo prazo. A função dos juros em curto prazo é controlar a inflação da economia priorizando o lado da demanda e em longo prazo a taxa de juros afeta o processo de poupança e investimentos. Quando ocorrem períodos de taxa de juros altos as empresas tendem a diminuir ou adiar seus projetos de investimentos até surgir um período mais propício para realizá-los, já no período de taxa de juros baixos, as mesmas são incentivadas na captação de recursos para financiar seus projetos.

O preço da moeda estrangeira em relação à moeda nacional corresponde a taxa de câmbio sua valorização ocorre com o aumento do poder de compra da moeda nacional frente as demais moedas. A redução da taxa câmbio valoriza a moeda nacional perante a estrangeira e resulta em um aumento nas importações e uma redução nas exportações, ocasionando assim saldos negativos sobre o balanço de pagamentos. Ao contrário, o aumento da taxa de câmbio desvaloriza a moeda nacional e reduz as importações, incentivando as exportações. Este resultado ocasiona um saldo positivo no balanço de pagamentos.

A Inflação é uma variável econômica que exerce grande influência no dia a dia das empresas. Com a implantação do Plano Real, desde 1994 a inflação alcançou níveis baixos em relação à década de 1980, onde diversos planos de estabilização foram concebidos sem sucesso. O controle da inflação faz com que a matéria prima deixe de causar um impacto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com