TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinza Volante

Por:   •  13/10/2015  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 3

  1. referencial teórico

  1. CINZAS VOLANTES

Cinzas volantes, conhecidas também como cinzas de combustível pulverizadas, é o material obtido através das poeiras contidas no forno pela queima de combustível como carvão nas termoelétricas. Já foi usado antigamente como aterro, porém hoje cerca de 1/3 de cinzas produzidas são usadas como aditivo no cimento Portland.

Um dos problemas ambientais encontrado foi esse, onde o consumo de usinas termoelétricas é grande e existe a necessidade da utilização dos seus subprodutos, no caso, as cinzas.

Tabela 1: Produção e Comercialização de Resíduos (1995)

[pic 1]

Fonte: Uso de Cinzas de Carvão na Construção Civil

  1. PROPRIEDADES

São constituídas por vidro de silicato contendo alumínio, ferro e álcalis. A pequena matéria cristalina presente consiste em quartzo, mulita, silimanita, hematita e magnetita.

Seu grau de reatividade (velocidade de ganho da resistência mecânica) varia conforme sua granulometria, características da superfície e morfologia dos grãos.

Tabela 2: Tamanho dos grãos e S.E semelhante aos do cimento Portland

[pic 2]

  1. UTILIZAÇÃO em concreto

As cinzas volantes podem ser usadas de três tipos no concreto:

- A cinza pode ser introduzida no misturador na mesma forma como cimento Portland e agregada;

- A cinza volante pode ser moída com o clinquer Portland ou misturada com cimento;

- Como matéria-prima na fabricação do cimento Portland.

Um dos meios de transferência de calor seria convecção. Onde usa-se o exemplo clássico o ar-condicionado, um fluido aquecido diminui sua densidade e sobe, e o fluido resfriado tende a descer, assim gerando uma corrente gerada por convecção.

  1. TIPOS DE CIMENTO

CP-I – Cimento Portland Comum: cimento puro, sem modificação. Utilizada em serviços de construções onde não são exigidas propriedades especiais.

CP-II – Cimento Portland Composto: Existem o CP-II Z, CP-II-E e o CP-II-F. O Tipo II-Z apresenta pozolanas, muito indicado para fossa séptica, porque seu concreto é resistente a ácidos. Cimento II-E apresenta escória de alto-forno (resíduo da produção de ferro nas siderúrgicas), serve para pisos, lajes e pilares. O II-F tem material carbono (sobras de produtos queimados), serve para piso e tijolos de solo-cimento.

CP-III – Cimento Portland de Alto-Forno: menos poroso e mais durável, e aguenta melhor em ambientes agressivos. Usado em fundações, peças de grandes dimensões e barragens.

CP-IV – Cimento Portland Pozolânico: possui a cinza de carvão ou argila queimada e é pouco poroso. Uso mais vantajoso em obras expostas à ação de água corrente e ambiente agressivo.

  1. VANTAGENS

O uso de concreto com cinzas volantes, ou “Fly Ash”, ajudam na redução de emissão de dióxido de carbono. O concreto se torna mais durável, tendo assim uma economia de energia, espaço e materiais, pois houve menos restos de concreto criados.

Seus efeitos sobre o concreto:

- Calor de hidratação menor e melhor distribuído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (302.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com