TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cirque Du Soleil: A Reinvenção do Espetáculo

Resenha: Cirque Du Soleil: A Reinvenção do Espetáculo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Resenha  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 9

1 Identificação da Obra:

Título: Cirque Du Soleil: A Reinvenção do Espetáculo

Autor: Lyn Heward e John U. Bacon

Editora: Elsevier/Campus

Ano: 2006 - 4ª Edição (132 páginas)

12ª Tiragem – Tradução de: The Spark

2 Identificação do(s) autor(es):

Lyn Heward: Ex-presidente e COO da Divisão de Conteúdo Criativo do Cirque Du Soleil, atualmente atua como produtora executiva de uma variedade de projetos.

John U. Bacon: Ampla experiência como jornalista e palestrante, conquistou diversos prêmios como escritor. Ele é autor ou co-autor de cinco livros sobre esportes e negócios, incluindo um legado de campeões: A história dos homens que construíram a Universidade de Michigan Football (1996), Ice Blue: A História do Hóquei Michigan (UM Press, 2001), Walgreens: Corner Store Estados Unidos (John Wiley & Sons, 2004), e Cirque du Soleil: a faísca. (Doubleday, 2005)

3 Apresentação da obra:

Este livro conta a história sobre o poder da criatividade e da imaginação, presentes no Cirque Du Soleil. A história é contada por meio de um homem que perdera a paixão por seu trabalho e que através do contato com o Cirque parte em busca de um novo sentido para sua vida e seu trabalho, com o propósito de voltar a sentir prazer com seu trabalho.

Frank foi convidado a vivenciar o Cirque e viu ali uma grande oficina de motivação e redescobertas. Frank aprendeu com cada um que conversou que a magia do Cirque era a união de seus integrantes o espírito de equipe, a vontade de alcançar o seu melhor e de dar o seu melhor para a plateia, descobriu os segredos que desperta a criatividade, e a motivação, - a liberdade, a alegria, a pressão dos prazos e dos novos desafios, todo o cuidado e atenção para o produto do Cirque: a essência de nunca perder de vista a razão de ser do trabalho.

4 Descrição da estrutura:

A obra é dividida em: Prefácio, seis capítulos e epílogo. Dentro de cada capítulo temos subtítulos, que abrangem o tema abordado. Em cada um destes capítulos é uma nova etapa na história das descobertas de Frank.

O livro é narrado na 1ª pessoa, é o personagem Frank que conta sua história, através da sua vivencia no Cirque.

Principais tópicos:

Capítulo 1: Atrás das portas brancas

Frank entediado com o seminário do seu trabalho, caminha pelo corredor do hotel e descobre um grande teatro, onde conhece Diane.

Capítulo 2: O Convite

Frank assiste o espetáculo KÁ e fica fascinado, conhece os bastidores e a partir daí inicia-se sua história no Cirque.

Capítulo 3: O Teste

Com o convite para conhecer a sede do Cirque, Frank faz uma proposta a seu chefe e parte pra Montreal acompanhado de uma promissora ginasta.

Capítulo 4: O Aprendiz

Frank fica hospedado no Cirque, conhece a história de muitas pessoas, que o ensinam boas lições e lhe transmitem ensinamentos por meio do exercício de atividades, onde ele pode perceber e superar seus desafios.

Capítulo 5: Sob a superfície

Frank se depara com a magia da maquiagem e do figurino, alegrias, medos e dificuldades. Ele aprendeu que precisamos nos arriscar, errar, para crescermos e fazer além do esperado.

Capítulo 6: As Luzes de Paris

No último desafio de Frank com o circo, ele conheceu e desvendou o mundo do espetáculo itinerante, acompanhando desde a montagem da estrutura até o espetáculo, descobriu ali o valor de uma equipe e a importância de entusiasmar o público, de criar uma ligação com seus clientes.

Epílogo: Em busca da pérola interior

Frank se dá conta que a criatividade que está dentro de nós é o segredo de todo o nosso sucesso, que precisamos aprender a extraí-la e acreditar em nós mesmos.

5 Descrição do conteúdo

A história é baseada na trajetória de Frank, um agente esportivo, que era feliz e realizado na profissão, mas com o passar do tempo, começa a ver que as coisas mudaram, que nada mais fazia sentido, que tudo se tornou uma obrigação. Quando num dia, durante um seminário de marketing criativo, avistou um vasto corredor e algumas portas, as abriu e acabou diante de um teatro, um cenário muito interessante. Foi ali que conheceu Diane, que o convidou para assistir ao espetáculo do Cirque – KÀ.

De volta à Chicago, sua casa, decide dar um rumo à sua vida, e a única coisa que poderia ajudá-lo era o Cirque, uma grande oficina de motivação e de descobertas fantásticas. Então, ele faz uma proposta a seu chefe, que precisa de um tempo para se redescobrir e viaja para Montreal, com Cari, uma ginasta universitária, que faria um teste no circo. Os dois seguem em uma jornada que mudará a trajetória de suas vidas.

Frank fica hospedado no Cirque, participa de muitas atividades, conversa com muitas pessoas, desde palhaços até diretores, que contaram suas histórias, suas vidas no circo e apresentaram a ele cada pedaço desta fabulosa e contagiante empresa. A cada nova atividade ele ficava mais convencido que o circo era realmente uma oficina de motivação e redescobertas, ele conseguia entender o porquê de toda a magia que cerca o espetáculo. Ele aprendeu a importância de se saber liderar, pois a magia do circo está na união de seus integrantes, no espírito de equipe, a vontade de alcançar o seu melhor e de dar o seu melhor para a plateia. Frank percebeu que todos ali tem o mesmo valor, a forma como cada um levava a sério o que estava fazendo, o retorno que recebiam, a vontade de vencer que cada um tinha quando exerciam seus números ou tarefas. Todos ali sabiam receber com sabedoria os elogios e as críticas e sabiam usá-los de forma construtiva. Tudo isso tornava o Cirque especial, a experiência foi fabulosa, nada poderia ser mais motivador.

Frank volta para casa sentindo novamente a sensação maravilhosa da paixão pelo trabalho, que a muito tempo estava esquecida, e propõe a seu chefe sua vontade mudar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com