TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civil

Seminário: Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

1- Compreender que o conflito é inevitável e que pode ser uma força positiva para o crescimento. R: As força positivas para o crescimentos em uma situação de conflito são: a paz, o entendimento, a solução, compreensão, felicidade, afeto, crescimento, ganho, aproximação, etc.

2– Compreender algumas diferenças entre processos construtivos e destrutivos de resolução de disputas.

R: Em processos destrutivos há a tendência de o conflito se expandir ou tornar-se mais acentuado no desenvolvimento da relação processual. Como resultado, tal conflito frequentemente torna-se independente de suas causas iniciais assumindo feições competitivas nas quais cada parte busca “vencer” a disputa e decorre da percepção, na mais das vezes errônea, de que os interesses das partes não podem coexistir.

processos construtivos caracterizam-se: pela capacidade de estimular as partes a desenvolverem soluções criativas que permitam a compatibilização dos interesses aparentemente contrapostos pela capacidade das partes ou do condutor do processo a motivar todos os envolvidos para que prospectivamente resolvam as questões sem atribuição culpa; pelo desenvolvimento de condições que permitam a reformulação das questões diante de eventuais impasses e pela disposição das partes ou do condutor do processo a abordar, além das questões juridicamente tuteladas, todas e quaisquer questões que estejam influenciando a relação (social) das partes

3– Entender como o conflito se desenvolve em espirais e porque esta escala de conflito é tão importante na gestão de disputas..R: “Espirais de conflito” nada mais é que um circulo vicioso de ação e reação, cada reação torna-se mais severa do que a ação que a precedeu e cria uma nova questão ou ponto de disputa.

4- Compreender que um conflito pode melhorar ou piorar dependendo da forma com que opta perceber o contexto conflituoso. R: As regras que regem o procedimento de conciliação/mediação destaca o dever de respeitar os diferentes pontos de vista dos envolvidos, assegurando-lhes que cheguem a uma decisão voluntaria e não coercitiva, com liberdade para tomar as próprias decisões durante ou ao final do processo e de interrompe-lo a qualquer momento.

5– O que são processos construtivos?

R: São definidos como aqueles em que as partes, ao concluir uma relação processual, encontram-se mais fortalecidos devido à relação social anterior à disputa e pelo robustecimento do conhecimento mútuo e empatia.

6– Enumere três características de processos construtivos.

A) Capacidade de estimular as partes a desenvolver soluções criativas;

B) Resolução das questões sem atribuição de culpa;

C) Abordagem de todas as questões que influenciam a relação, e não apenas as questões jurídicas.

7– Qual a do mecanismo de luta e fuga em processo de resolução de disputa?

R: Consiste na forma como o mediador percebe o conflito como algo positivo, ante a ausência de percepção de ameaça, atuando com moderação, equilíbrio, naturalidade, compreensão, não reagindo de forma a lutar ou fugir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com