TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civil Questão

Tese: Civil Questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CONCRETO 1

1ª Questão

Sim. Conforme o que consta no art. 5° caput da CF garantindo a igualdade perante a lei sem qualquer distinção de nacionalidade onde consta no inciso IX do art. 5° CF o direito a liberdade a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, ou seja, o direito de liberdade é permitido, não deve haver privilégio nem diferenciação. Se houver excessos o art. 187 da CC que quem exerce o se de feito de forma excessiva causando com isso prejuízo ao seu par de forma social o econômica pela boa fé ou bons costumes está sujeito as sanções.

2ª Questão

Antes da CF de 88, constituição e código civil eram “ordenamentos distintos”. CF tinha como função somente estabelecer a organização política e admistrativa do Estado e o CC coordenar as relações privadas.

Com o CF/88 em vigência ela passou a ter força normativa máxima, ou seja, interferiu em todo ordenamento jurídico. Nada pode ir contra a CF/88. Dessa forma o Direito Civil tomou como base os princípios e as regras da nova CF. Os institutos passaram a ter peso de lei.

CASO CONCRETO 2

1ª Questão

Principio da socialidade. Onde prevalece a vontade do social sobre o individual.

2ª Questão

São normas que não prescrevem certa conduta, mas simplesmente definem valores e parâmetros hermenêuticos. Sua idéia, de acordo com Fredie Didier Jr., é “estabelecer uma pauta de valores a ser preenchida historicamente de acordo com as contingências históricas”.

3ª Questão

Sim. O código civil disciplina a propriedade em seu livro III ( Direito das coisas) (titulo III) da propriedade que abrange do art. 1.228 a 1368-A.

Já na constituição do direito a propriedade embasado em vários artigos como, por exemplo, o art. XXII a XXVI; art. 20; art. 26; art. 170 III e VI; art. 176, caput; art. 182, art. 184, art. 185 paragrafo único; art. 216, 255, $$ 4 a 6 , art. 243.

4ª Questão

Sim. O poder público deve suspender a patente, pois neste caso a doença mata varias pessoas todos os anos. É o interesse publico prevalecendo sobre o individual.

Ou então, o Estado sendo responsável pela saúde da população compra o medicamento e distribui a todos que não tem condições financeiras de possuir-lo. Sempre o social se sobrepondo ao individual.

Questão Objetiva

Item "B"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com