TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência E Tecnologia Dos Materiais

Artigo: Ciência E Tecnologia Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  1.326 Visualizações

Página 1 de 2

1-Defina Ciência dos Materiais e Engenharia dos Materiais.

Ciência dos materiais é o ramo da ciência relativo ao estudo dos materiais e a relação entre as suas propriedades, estrutura, performance, formas de caracterização e processamento. Cada processamento modifica a estrutura do material, alterando suas propriedades, que por sua vez delimitam o seu desempenho (WIKIPÉDIA, Ciência dos materiais), enquanto que a Engenharia de Materiais é um ramo da engenharia em que os conhecimentos de física e química são, sobretudo, utilizados no estudo, planeamento, produção, entre outros, de materiais (tradicionais ou avançados) para as mais diversas aplicações. Cabe ao engenheiro de materiais estudar a estrutura, as propriedades, as aplicações, o processamento e o desempenho de materiais novos ou já existentes, nas áreas de metais, polímeros, cerâmicos ou compósitos (WIKIPÉDIA, Engenharia dos materiais). Dessa forma, podemos concluir que ambas estão relacionadas e dependem uma da outra.

2-Defina os seguintes termos:

a-Composição: A palavra composição pode se referir a vários significados diferentes. Tratando-se de Tecnologia dos materiais, podemos pensar em composição química, que é o conjunto de moléculas dos elementos químicos constituintes de certa substância (WIKIPÉDIA, Composição).

b-Estrutura: Uma estrutura define do que um sistema é feito, ou seja, uma configuração de itens. Por exemplo: estruturas atômicas, estruturas químicas, etc. (WIKIPÉDIA, Estrutura). Em tecnologia dos materiais é a forma como os átomos, íons ou moléculas estão arranjados espacialmente.

c-Síntese: Ato ou efeito de sintetizar. Síntese também pode ser entendida como obtenção de um todo a partir dos componentes primordiais. (WIKIPÉDIA, Síntese).

d-Processamento: Processamento é uma operação de transformação (WIKIPÉDIA, Processamento). Neste processo o material sofre modificações na sua estrutura que alteram as suas propriedades.

3- Quais os diferentes níveis de estrutura de um material?

Um material pode ser estudado em quatro níveis de estruturas diferentes. O primeiro é o nível subatômico que estuda o átomo individualmente e o comportamento de seu núcleo e elétrons. O segundo nível é o nível atômico que estuda a interação entre vários átomos e a formação de ligações e moléculas. O terceiro nível é o microscópico que corresponde aos arranjos atômicos e moleculares e a formação de estruturas cristalinas, moleculares e amorfas e por fim o nível macroscópico relacionado ao comportamento do material em serviço.

4- Por que é importante considerar a estrutura de um material ao projetar e produzir materiais de engenharia?

Porque cada tipo de material possui propriedades específicas, e estas podem influenciar positivamente ou negativamente no material de engenharia que está sendo projetado. Essas propriedades são determinadas pela microestrutura deste material. Um exemplo disso são os metais, que são bons condutores de eletricidade por causa do tipo de ligação existente nas estruturas metálicas. Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com