TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência E Tecnologia Na Saude

Monografias: Ciência E Tecnologia Na Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  3.367 Palavras (14 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 14

CIÊNCIAS E TECNOLOGIA NA SAÚDE

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Ciências e Tecnologia na Saúde , da faculdade Anhanguera Educacional, sob orientação da Professora Aurélia Maria Bertolino

LEME

2014

SUMÁRIO

PRIMEIRA FASE DA ATPS

INTRODUÇÃO.......................................................................................4

DESENVOLVIMENTO..........................................................................5

CONCLUSÃO........................................................................................14

SEGUNDA ETAPA DA ATPS

INTRODUÇÃO.....................................................................................15

DESENVOLVIMENTO........................................................................16

CONCLUSÃO PARCIAL.....................................................................29

TERCEIRA ETAPA DA ATPS

TECNOLOGIAS EM GESTÃO............................................................30

QUARTA ETAPA DA ATPS

CONCLUSÃO GERAL........................................................................35

BIBLIOGRAFIA...................................................................................36

4

(1° FASE DA ATPS )

INTRODUÇÂO

Vivemos em um tempo de grandes evoluções tecnológicas, onde se pode observar que a introdução da informatização provocou mudanças relevantes na área da saúde, surgindo novos desafios. A informática é considerada uma ferramenta de trabalho de grande valia que tem por objetivo agilizar os serviços prestados ao paciente. Os enfermeiros precisam estar cada vez mais informados, e dispostos a lidar com a informação do paciente prestada a nossos ouvidos, seja a garantia do sigilo e a segurança da mesma. Frente à nova era de globalização, marcada pelos avanços tecnológicos dos mais diversos tipos nos quais temos acesso hoje em dia. O enfermeiro se depara com um cenário instigante e desafiador nos quais o estimulo aumenta. Partindo dessa premissa, propomos discutir sobre como o uso da informática pode e deve ser útil na prática de enfermagem.

5

Tecnologia da assistência e a evolução do enfermeiro

As transformações tecnológicas assumiram uma grande importância na sociedade, por dar origem a novos formatos organizacionais, novas relações de trabalho, influenciando as qualificações profissionais e as relações sociais e cada vez mais tende a ser valorizadas e na área da saúde não foi diferente.

As transformações tecnológicas no setor saúde se encontram cada vez mais rápidas sofrendo grandes mudanças e reconfiguração, a cada momento surgem novas técnicas diferentes e aparatos mais modernos no mercado.

A enfermagem vem se desenvolvendo através dos séculos, é uma profissão que busca promover o bem estar do ser humano, considerando sua liberdade, dignidade, atuando na promoção e prevenção da saúde, nos agravos e nas incapacidades das doenças e no processo de morrer. Mas com as necessidades de estabelecer controle sobre as tecnologias, o enfermeiro foi se afastando dos cuidados ao cliente, assumindo gradativamente os controles administrativos, deixando de lado os cuidados humanizados.

A área da saúde deve e necessita utilizar os recursos tecnológicos, dessa forma, o contato e a convivência entre os seres humanos não devem ser ignorados, pois são percebidos como necessários e importantes para as relações de cuidado saudáveis e construtivas. A importância da tecnologia não pode ser maior que a do ser humano. O uso da tecnologia deve estar atrelado à satisfação de necessidades humanas, e o ser humano, seu criador, deve buscar aperfeiçoá-la para o seu beneficio e da coletividade, como forma de cuidado.

São necessárias as transformações nas áreas do cuidado e cada setor vem tendo seu avanço tecnológico, na área de saúde mental tem os CAPS, onde os pacientes psiquiátricos que não necessitam mais de internação se reintegram a sociedade, fazem oficinas ocupacionais, tem acompanhamento médico uma vez na semana, a equipe de enfermagem administram medicamentos de rotina e ao final do dia retornam as residências monitorizadas pelos mesmos ou até mesmo para sua residência com seus familiares, na saúde coletiva temos equipes multiprofissionais que vão até comunidades ribeirinhas para fazer tratamentos odontológicos, atendimento médico e enfermagem, pequenas cirurgias,

6

atendimentos de farmácia fora os agentes que lá habitam.

Na urgência e emergência temos os resgates por equipes contendo médico hoje feito pelo SAMU, o resgate mais rápido são feitos por via aérea aumentando a chance de sobrevida do paciente. Outra área de grande importância na assistência hospitalar moderna, indispensável na assistência às emergências, é o tratamento intensivo prestado pelas das chamadas Unidades de Terapia Intensiva, onde pacientes por equipamentos multifuncionais são monitorizados 24 horas.

Aos pacientes internados, a tecnologia vem se destacando com o emprego de SAE informatizadas que auxiliam nas assistências e nos histórico de internação, outro item que vem se destacando são os prontuários eletrônicos que deve ser entendido como sendo a estrutura eletrônica para manutenção de informação sobre o estado de saúde e o cuidado recebido por um indivíduo durante todo seu tempo de vida.

Concluímos que a tecnologia na área da saúde é indispensável para propiciar uma melhor qualidade de vida ao paciente assistido, porém é insuficiente para torna realmente efetiva a assistência ao cliente. Considerando que o paciente é um todo, ele não pode deixar de ser observado como tal, pois seu estado emocional pode na maioria das vezes, estarmos tão comprometido quanto o seu físico. Enfim a tecnologia tem seus pontos positivos e negativos, porém cabe a cada um de nós saber como usar ela a nosso favor.

Sistematização da Assistência em Enfermagem

A Sistematização da Assitencia da enfermagem (SAE)é uma atividade privatriva do enfermeiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com