TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia E Saúde No Trabalho

Artigos Científicos: Tecnologia E Saúde No Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

O autor Graciliano Ramos nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo sertão de Alagoas. Filho do senhor Sebastião Ramos de Oliveira e de dona Maria Amélia Ferro Ramos. Aos 13 anos inicia sua formação no Colégio do professor Ângelo em Maceió. Jornalista, redator e cronista. Escritor que viveu mergulhado nos acontecimentos sociais como diretor de Instrução Pública ainda em Alagoas e posteriormente, como Inspetor Federal de Ensino influi no campo da Educação. Foi prefeito da cidade de Palmeira dos Índios. Suas principais obras: Vidas Secas, Caetés, Angústia, A Terra dos meninos pelados dentre outras.

A obra Vidas Secas mostra a história de uma simples família fugindo da seca que castiga o sertão nordestino. A família é composta por Fabiano, Sinhá Vitória sua esposa, os dois filhos caracterizados na trama de menino mais velho e menino mais novo, e a cachorra Baleia, além do papagaio.

Inicia – se quando a família sai da fazenda para cidade grande em busca de mais oportunidades e de uma vida melhor. De fato, chegaram a uma terra civilizada e também desconhecida, ficariam inseridos na nela. E sem dúvidas o sertão continuaria mandando gente para lá o que significa afirmar que por conta das dificuldades encontradas no sertão, a cidade continuaria recebendo indivíduos fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e seus dois filhos. Cada um destes personagens possui um sonho, uma concepção de vida que convive com eles. Fabiano sentia a necessidade de poder expressar-se de maneira inteligente, culta e serenamente, mas tinha uma dificuldade em desenvolver relações com seres de sua mesma espécie. A Sinhá vitória sonhava com uma estabilidade na vida, ter um lugar para deitar e descansar o corpo cansado. Já o menino mais novo queria ser igualzinho ao pai, ser vaqueiro experiente. Enquanto o menino mais velho apenas queria ter um amigo, mas as dificuldades da vida que levava não permitia tão felicidade. Até a cachorra Baleia alimentava um sonho de viver em um mundo de felicidade, repleto de comida para todos.

Depois de muito terem andado, encontraram uma residência abandonada onde resolveram se instalar. O dono da propriedade surge e convence Fabiano a trabalhar para ele ali naquela região. Acertaram as condições de trabalho e ali a família passou a desenvolver algumas atividades, passando a conhecer a realidade da propriedade que era simples, humildade e mesquinha permitida aos que estão abaixo da linha da pobreza. Porém, como o destino muito ainda tinha para surpreender-lhes, em uma visita à cidade para comprar alguns produtos, Fabiano envolveu-se em uma discussão com um soldado e acabou preso. Mas tarde, teria oportunidade de vingar-se, quando, perdido, o mesmo soldado lhe aparecia em casal; inicialmente pensando em matá-lo, Fabiano acaba se resignando e dando ao soldado a orientação de que necessitava para voltar ao seu caminho.

A obra denuncia os problemas sociais do sertão brasileiro. Nessa época, a região da seca nordestina estava bastante visada e por isso tornou-se um tema bastante utilizado pelos escritores. Entretanto,, por conta desse papel social, a obra representa, o condicionamento do caráter humano pelo meio em que ele está inserido. Desta maneira, também estão presentes na obra vários motivos recorrentes como a paisagem árida, os pensamentos fragmentados dos personagens e o, consequente problema de linguagem, existindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com