TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias de saúde no contexto da humanização

Seminário: Tecnologias de saúde no contexto da humanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Seminário  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 13

Tecnologias na saúde no contexto da humanização, leve,leve-dura,dura

“O avanço tecnológico parece indicar que toda a humanidade pode ser beneficiária dessas conquistas e não apenas alguns poucos.” (Jayr Figueiredo de Oliveira)

Resumo: Trata-se de uma reflexão, que utiliza a teoria de Merhy para fundamentar a ideia de considerar que humanizar com qualidade permeia o processo de desenvolvimento de tecnologias, em qualquer área de conhecimento. Desvincular desse processo, literalmente é desumanizar, então concluísse que humanizar é tecnologia.

Descritores: humanização; tecnologia.

À medida que analisamos as semelhanças, ao mesmo tempo identificamos as diferenças dos processos de Tecnologias e a Humanização.

As ideias construídas e disseminadas, desde os tempos remotos até a atualidade, sofreram influências dos valores e saberes predominantes da sociedade. Entretanto, vários processos externos, como por exemplo, a economia, contribuiu para transformar a natureza da ideia ; mas cabe ao ser humano escolher o que é pertinente para satisfazer suas necessidades, sejam individual ou coletiva.

Desse modo, quando se escolhe por essas transformações, possibilitam-se mudanças significativas para o desenvolvimento humano nas suas diversas áreas do conhecimento. Foi assim, que o ser humano conheceu e utilizou as tecnologias definidas como primitivas (o fogo, a agricultura, a roda, a escrita, o bronze, o ferro, dentre outras formas de descobertas), para sua sobrevida e segurança.

Com o passar dos anos, várias dessas descobertas foram se aperfeiçoando, mas outras ficaram perdidas no tempo, talvez por terem que abandonar as suas crenças confortadoras, ou talvez para possibilitar outras fundamentações na construção de valores, como a justiça, a solidariedade e a ética.

Nessa visão, surgiram novas tecnologias, das quais se diferenciaram conforme as suas abordagens e suas aplicações. Vale ressaltar, que as modificações dessas descobertas parte da premissa de encontrar ferramentas que possam intervir no processo em análise para melhorar a qualidade e possibilitar bens-relações.

No contexto da área de saúde, o cuidar e suas relações com a estrutura hospitalar, abordam conceitos parecidos, mas aparentemente controversos. Numa pequena retrospectiva histórica, a doença era relacionada a fatores sobrenaturais, na Era Cristã era considerada como um “castigo divino”, entretanto possibilitou o desenvolvimento de outra teoria que ampararia e complementaria paralelamente como sendo “a salvação da alma”, criado pelos seus cuidadores. Somente no século XII, o ser humano passou a ser considerado como foco central no tratamento, contrapondo as questões e teorias sobrenaturais anteriores. Em meados dos séculos XVII e XVIII, a perspectiva da civilização medieval mudou radicalmente no que se refere à saúde, a visão do cuidar de um universo orgânico (corporal) e espiritual, foi substituída pela noção do mundo como uma máquina e suas engrenagens. Entretanto, no século XVIII, o cuidado ao “doente” se institucionalizou fundamentando-se no paradigma cartesiano, que aborda o tratamento ao ser humano por um sistema mecanizado, de partes estanque, sob formas distintas. Assim, surge o termo conhecido como o cuidado mecanizado ou a tecnologia desumanizada, por considerar como prioridade o restabelecimento rápido para voltar ao trabalho.

A partir da segunda metade do século XX, vários profissionais da saúde que percebendo a crise no modelo cartesiano no cuidar, identificaram a necessidade de construir ou reconstruir um novo paradigma, utilizando um termo descrito pela primeira vez em 1945, pelo médico Henry Sigerist a “promoção a saúde”.

Sendo assim, Merhy estabeleceram tipos de Tecnologia para a área de Saúde agrupando-as e definindo-as como: leve, leve-dura e dura, baseados nos conceitos prévios históricos.

Considerar tecnologia leve1 é expressar um processo de produção da comunicação, das relações, de acolhimento, de autonomização, de vínculos que conduzem ao encontro dos usuários com as necessidades de ações na saúde. A tecnologia leve-dura incluindo os saberes estruturados representados pelas disciplinas que operam em saúde, a exemplo da clínica médica, odontológica, epidemiológica, enfermagem, entre outras. A tecnologia dura pode ser representada pelo material concreto como equipamentos tecnológicos (hardware), mobiliário tipo permanente ou de consumo, normas e rotinas, estruturas organizacionais. Apesar de se inter-relacionarem, o tipo de tecnologia pode pender em importância conforme a área em que o profissional/pessoa humana atua.

A ideia de Tecnologia para a Saúde consiste em saberes e práticas que podem resultar em produtos fechados, a exemplo das condutas normativas (dura) ou abertas, como diante de um processo de relação, que se pode exemplificar como um processo de humanização (leve).

Entretanto, a humanização necessita de uma reflexão acerca dos valores e conceitos determinados ao ser humano, bem como os seus princípios, para nortear a prática do profissional da saúde .

Corroborando Rios , enfatiza que transformar a cultura institucional instalada, deve-se trabalhar a ideia da construção coletiva de compromissos éticos e de métodos para as ações de atenção à saúde e de gestão dos serviços, fundamentando-se no respeito e valorização da pessoa humana.

Para isso, no foco de humanizar o atendimento em saúde, preconizam-se ações de acolhimento individualizado; instrumentários confortáveis; modificações do ambiente com cores, luzes, móveis, músicas, e outros fatores que possam colaborar e proporcionar o bem estar do paciente, visitante e profissional. No intuito da qualidade de vida, com abordagem holística, focada na pessoa e não a doença.

Qualquer pessoa humana necessita de relações, vínculos, referências, acolhimento, de produção de conhecimento ; enfim, necessita de tecnologias leves, necessita de tecnologias duras , para propiciar nas escolhas a qualidade de vida , desvincular esse processo é quebrar o elo do desenvolvimento humano, literalmente é desumanizar.

Humanizar é tecnologia.

R

Referências

1. Tecnologia – Wikipédia: a enciclopédia livre. [homepage]. C2001 [atualizado em 07 de julho de 2010; acessado em 08 de julho de 2010]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia#Ci.C3.AAncia_e_tecnologia

2. Schmitz VR. O trabalho associado e a produção de saberes: um diálogo com a associação do trabalhador urbano de recicláveis orgânicos e inorgânicos – ATUROI. Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com