TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Econômica

Pesquisas Acadêmicas: Ciência Econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

Ciência Econômica: conceitos e correntes do pensamento econômico.

Economia deriva do grego oikonomia (de oikos casa, nomos lei), ou seja, "administração da casa", que depois passou a ser "administração da coisa pública".

Econômia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Essa definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica: Escolha, Escassez, Necessidades, Recursos, Produção, e Distribuição.

Quando ocorre escassez dos recursos, geram-se os problemas econômicos.

A cada momento novos desafios (problemas) para o mundo da economia vêm surgindo. Um deles é satisfazer as necessidades humanas e que determinado bem econômico, seja ele, um bem material. Em relação o que produzir, primeiro temos que fazer uma análise (estudo) geral da sociedade, pois a Economia como uma ciência social não estuda somente interesses individuais de poucos, mas os interesses de toda uma coletividade. O que determina que a sociedade deverá escolher os produtos em escassez a serem produzidos e determinar a quantidade a ser produzida.

Feito estas análises agora podemos determinar qual a quantidade de produtos a ser produzido e em que proporções serão colocados à disposição da sociedade. A principal variável que podemos relacionar com “o que e em que quantidade” é através da demanda. Pois devido este fator podemos estudar o comportamento da coletividade, ou seja, saber quais produtos estão satisfazendo as necessidades humanas no mercado e em que proporções. O outro problema fundamental da Economia é a questão de como será produzido os bens, ou seja, os fatores de produção que serão aplicados durante o processo de produção. Tais fatores como: Matéria-prima, bem de capitais tangíveis, Tecnologia, mão-de-obra qualificada . Antes de tudo, temos que observar que a maioria dos recursos que a natureza dispõe ao homem são escassos. Então devemos cada dia mais ter a consciência e buscar novas alternativas para a produção desses bens. Pois se não estamos comprometendo todos os pilares (Teorias) econômicos sustentados ao longo dos séculos. Outro desafio da Economia é determinar “para quem produzir”, ou seja, para quem direcionará os bens econômicos produzidos. Um dos principais fatores nessa questão será o ”Preço”. Quanto maior a oferta, menor será a demanda ou quanto menor a oferta maior será a demanda. Neste caso concluímos que o preço é o fator de restrição, exclusão em uma economia de mercado.

Para resumir podemos concluir que os problemas fundamentais da economia estão todos interligados como se fosse um conjunto de órgão do nosso corpo. Sempre mantendo o sincronismo e equilíbrio para sustentar todo um corpo, ou seja, a sociedade.

Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.

Sistema capitalista de economia de mercado: predomina a livre iniciativa e a propriedade privada;

Sistema socialista de economia centralizada ou economia planificada um órgão central resolve as questões economicas,predomina a propriedade pública.

Os precursores da teoria econômica são: Aristóteles(384-322 a.c), Platão 9427-347 a.c) e Xenofonte(440-335 a.c).

De conformidade com sua definição, os elementos básicos de um sistema econômico são: 1)os estoques de recursos produtivos ou fatores de produção, que são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia; 2) o complexo de unidades de produção, que são constituídas pelas empresas e; 3) o conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais, que constituem a base de organização da sociedade.

Quanto à classificação, atualmente, se conhece a existência de dois sistemas econômicos distintos: o capitalismo e o socialismo. O sistema capitalista ou economia de mercado é regido pelas forças de mercado, predominantemente a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. O sistema capitalista predomina na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização e sua economia baseia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres, que dispõem, apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário, e capitalistas, os quais são proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias (bens dirigidos para o mercado) visando à obtenção de lucros.

Já no sistema socialista, ou economia centralizada, ou ainda economia planificada, as questões fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamadas nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matéria-prima etc. o sistema socialista tem suas doutrinas e movimentos políticos voltados para os interesses dos trabalhadores, priorizando eliminar as diferenças entre as classes sociais e planificar a economia, para obter uma distribuição racional e justa da riqueza social.

No século XVI notou-se o aparecimento da primeira escola economica: O Mercantilismo que podemos definir como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com