TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Politica

Por:   •  30/9/2017  •  Resenha  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

Ciência Politica (Bonavides)

Se sempre houve dificuldades para definir o que é ciência, existe ainda mais para caracterizar o que é a ciência politica.

Diferente de todos os outros ramos a ciência politica analisa pessoas, uma matéria volátil, e seu principal objetivo é estudar o comportamento da sociedade, porem, conforme evoluímos essa ciência se transforma para abranger nossas necessidades, causando grande dificuldade de caracterizar um papel fixo na ciência politica.

No ramo do Direito muitos podem até confundi-la com o Direito Constitucional já que ela visa esclarecer a instituição do Estado, que é outro conceito variável que sempre se transmuta conforme as mudanças sociais de determinado tempo.

Alguns dos questionamentos da ciência politica é definir, por exemplo, o que de fato é a sociedade.

O que é sociedade? Este conceito pode ser analisado sob dois aspectos. O primeiro, organicista, compara a sociedade com os seres, como se fosse também algo biológico, o segundo, mecanicista, encontra embasamento nas teorias contratualistas.

É fácil confundir os conceitos de sociedade com as definições de Estado e Comunidade. Na comunidade a organização fraternal é o principal laço entre indivíduos, na sociedade é o lado racional que surge, a ordem jurídica e econômica são as principais colunas.

No Estado temos o poder politico como o centro das transações no meio, essa instituição politica é dirigida por um governo soberano e reivindica algumas práticas exclusivas devido sua soberania.

Um dos elementos constituintes do Estado e das sociedades é a população, segundo Bonavides existe uma espécie de diferença entre povo e população.

O povo é a relação dos indivíduos ligados ao Estado pelos laços de cidadania, então ele diz que o povo são os habitantes do local que são cidadãos daquela sociedade.

A população são os residentes do local, independente de ser nativo ou estrangeiros, aqueles que pertencem a determinado território dentro do Estado são parte da população daquela sociedade.

É dever do Estado prover a todos os habitantes de seu territórios o controle do numero dos residentes e a produção alimentícia para atender a demanda populacional.

Regular esses fatore é algo de extrema importância já que o aumento desenfreado da população causara aquilo que Thomas Malthus pesquisou, não será possível atender a necessidade desse povo, um fator que já podemos ver que ocorre em diversas regiões do planeta.

O Estado do ponto de vista jurídico Preocupado com os aspectos fundamentais da despersonalização do poder ou com a personalidade que nasce do Direito e se faz centro de toda a criação normativa. (como sinônimo de ordem jurídica) Inclina-se mais ao aspecto da validade, da legalidade do comando, ou seja da autoridade legítima. Fazem coincidir a legalidade e a legitimidade.

[pic 1]

Biopoder e Biopolítica de Foucault

&

Ciência Politica de Paulo Bonavides

Professor Therence Santiago

Aluna: Ana Carolina Tavares Severino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com