TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contabeis

Pesquisas Acadêmicas: Ciências Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 3

1. Pode-se afirmar, com relação aos departamentos produtivos:

a) Prestam serviços aos demais departamentos da empresa.

b) Não atuam diretamente com a produção de bens ou com a prestação de serviços.

c) Como não atuam diretamente com a produção de bens ou serviços, seus gastos devem ser apropriados diretamente aos diversos departamentos auxiliares do processo produtivo.

d) São aqueles departamentos que promovem qualquer tipo de modificação sobre os produtos e serviços, atuando diretamente nos processos de produção.

Resposta: alternativa D.

2. Pode-se afirmar, com relação aos critérios de rateio de custos fixos e in-diretos aos diversos departamentos (pode haver mais de uma alternativa correta):

a) São critérios de ampla utilização que permitem a correta apropriação dos custos fixos e indiretos aos diversos produtos ou departamentos de uma empresa.

b) Qualquer que seja o critério utilizado, haverá sempre uma margem de dúvida quanto aos resultados apresentados pelos rateios dos custos indiretos (fixos e variáveis) aos diversos produtos ou departamentos de uma empresa.

c) Sua utilização é necessária, em razão da existência dos custos fixos e indiretos, na maioria das empresas industriais ou prestadoras de ser-viços.

d) Não são, na maioria das vezes, subjetivos e arbitrários, o que impossibilita quaisquer distorções nos resultados obtidos.

Resposta: alternativas B e C.

3. Assinale a alternativa incorreta:

a) Na maioria das indústrias, os produtos são executados em várias fases, envolvendo a participação de diversos departamentos.

b) As atividades de uma empresa prestadora de serviços não podem ser gerenciadas por departamentos, visto que o conceito de departamentalização aplica-se somente às atividades industriais.

c) Departamentalizar uma empresa é a divisão da mesma em áreas distintas, de acordo com as atividades desenvolvidas em cada uma dessas áreas. Dependendo da nomenclatura utilizada nas empresas, essas áreas poderão ser chamadas de departamentos, setores, centros de custos ou centros de despesas.

d) Define-se departamento como uma unidade operacional representada por um conjunto de homens e/ou máquinas de características semelhantes, desenvolvendo atividades homogêneas dentro de uma mesma área.

Resposta: alternativa B.

4. Assinale as alternativas corretas:

a) A divisão em departamentos não se restringe apenas à área industrial, podendo também ser aplicada às áreas administrativas, comerciais e financeiras.

b) As atividades e tarefas dos departamentos auxiliares de produção estão diretamente relacionadas com a produção.

c) Os custos dos departamentos auxiliares da produção podem ser sempre apropriados diretamente aos diversos produtos fabricados por uma empresa.

d) O custo indireto com a depreciação das máquinas e equipamentos pode ser apropriado aos produtos e departamentos tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com