TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis Geoplitica Financeira

Por:   •  6/3/2017  •  Resenha  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha

Nome: Jozane Nogueira Zadra

Curso: Ciências Contábeis                                 Período: 4

Geopolítica        

É uma área da geografia, que usando as informações geográficas interpreta os fatos atuais e do desenvolvimento politico dos países. Visa compreender e explicar conflitos internacionais e questões politicas do mundo atual. Os temas estudados por ela (geopolítica) são: globalização, conflito árabe – israelense, influencia dos Estados Unidos, nova ordem mundial, recursos energéticos no mundo, países emergentes, fronteiras econômicas mundiais e blocos econômicos.

Geografia politica e geopolítica são diferentes, Inter – relacionadas se sobrepõe, mas não se identificam. A geografia politica é um estudo das relações entre espaço e poder, assim se entende nos dias de hoje.

O rotulo geografia politica não foi criado por Ratzel, ele redefiniu o conteúdo, mostrando que o estudo da geografia politica só vai se preocupar com o meio ambiente, características naturais do território (Localização, formato, proximidade do mar) desde que isso tenha relação com a vida politica. Resumindo esse geografo alemão não foi o primeiro a escrever sobre o assunto- a questão do espaço geográfico na politica.

A analise da dimensão geográfica ou espacial de politica é bastante antiga. Podemos encontra-la em Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e em outros filósofos da antiguidade, Idade Media ou da época Moderna.

A palavra geopolítica não é uma contração de geografia politica e sim algo que diz respeito a disputas de poder no espaço mundial e que como a noção de poder já o diz, não é exclusivo da geografia. (Poder – Denominação via Estado, assimetria que podem ser culturais sexuais, econômicas, repressivas, militares...).

O general Golbery do Couto e Silva, e outros militares no Brasil, definem geopolítica, como uma nova ciência, com uma abordagem diferente da geografia: seria “mais dinâmica” e voltada principalmente para a ação.

Geografia Politica e Geopolítica

Origens e fundamentos da geopolítica. Seres sociais que se agrupam objetivando a satisfação de suas necessidades naturais e psicológicas, onde surge a figura permanente; o poder.

Poder nacional é a capacidade dos homens e meios que constituem a nação, de conformidade com a vontade nacional, alcançando os objetivos nacionais.

O Poder Nacional – UNO- é representado por suas cinco expressões:

  • Expressão Politica;
  • Expressão Econômica;
  • Expressão Psicossocial;
  • Expressão Militar;
  • Expressão Cientifica e tecnológica.

Politica – é a arte de organizar e governar um Estado e de dirigir suas ações internas e externas em busca do bem comum.

Expressão Politica é analise dos seus fundamentos, fatores e órgãos, onde destacamos o povo o território e as instituições politicas são três as expressões mais dinâmica do Poder Nacional que vem a ser representadas pela figura esquemática a seguir:

[pic 1]

Estratégia e geoestratégia é aplica o poder, para a conquista e manutenção dos objetivos fixados pela politica, em decorrência das condições geográficas.

[pic 2]

O território era o grande símbolo do poder, assim sendo essas leis e postulados justificaram as ações belicosas de vários governantes.

Das Teorias Geopolíticas Clássicas

Teoria do Poder Marítimo Segundo a teoria do Almirante Alfred Thayer Mahan

A terra é quase sempre um obstáculo, o mar quase todo na planície aberta, uma nação capaz de controlar essa planície por meio do poderio naval e que consiga manter uma grande marinha mercante, pode explorar as riquezas do mundo.

Teoria do Poder Terrestre Diz o Professor e geógrafo Sir Halford J. Mackinder

Este observou que 75% das terras do globo eram Europa, Ásia e África com cerca de 90% da população denominando esse conjunto “Ilha do Mundo”. Quem denominasse o centro oriental essa área foi denominada “Terra Central” ou “Terra Coração” área pivô da Historia que a controlasse dominaria a “Ilha do Mundo”, controlaria o mundo.

Com grande mobilidade teria o poder terrestre as extremidades costeira – região de crescente interno marginal e o do ocidente, com o potencial do poder unitário estar assegurado o domínio do mundo.

Teoria das Pan-Regiões General, professor e geógrafo Karl E. N. Haushofer

Haushofer chegou à conclusão de que a posição da Alemanha no centro da Europa era geoestrategicamente vulnerável, por se encontrar cercada de Estados dinâmicos tanto a leste quanto a oeste.

Criou a tese das Pan- Regiões conjugação dos espaços vitais na direção dos meridianos, em eixos norte – sul.

Eixo A Pan-América formada pelo Continente Americano mais a Groelândia, sob a liderança dos Estados Unidos;

Eixo B Euráfrica composta por Europa Ocidental, África e Península Arábica, sob a liderança da Alemanha, podendo ser auxiliada pela Inglaterra;

Eixo C Pan-Rússia formada pela URSS, subtraindo a Sibéria, mas compensando com a anexação da Índia, com uma saída para o “mar quente”,

o Índico, sonho desde os tempos de Pedro, o Grande;

Eixo D Pan-Ásia abrangendo a parte oriental da Ásia, a Austrália e os demais arquipélagos e ilhas da área. Os japoneses optaram por chamá-la de “Zona de Co-Prosperidade Asiática”.

Teoria do Desafio e Resposta Sociólogo E Historiador Arnold Toynbee

Ele afirma que o destino dos povos esta nas mãos das elites. Em seu estudo, conclui que a facilidade é inimiga da civilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (338.7 Kb)   docx (429.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com