TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Exames: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03: O indivíduo e a sociedade

Passo 1 – Dentre os principais agentes de socialização destacam-se a família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação em massa e os grupos de referência. A família é o principal agente de socialização. É nela que a criança, ao nascer, sofre influência com base na cultura, modos e crenças que seus pais conhecem. No convívio familiar, a criança passa a adotar características típicas dos pais, como jeito de se vestir, falar, assim como cultura e religião.

O ambiente familiar é diversificado, podendo ser mais ou menos autoritário, permissivo, dependendo da região ou cultura. A escola também é fundamental para a socialização, pois diferente do ambiente familiar, a criança passa a ter contato com várias outras pessoas, com formação familiar diferente. Aprendendo a conviver, respeitando as diferenças sociais e culturais de outras crianças.

Com todas as regras, sendo aplicadas igualmente para todos, elas passam a consolidar sua personalidade individual e social. Os grupos de status ajudam sua formação social a medida que vão avançando a idade, formando seus gostos, gestos, modo de falar próprio assim por diante. Os meios de comunicação de massa, como a televisão, são considerados novos agentes de socialização. Eles influem bastante na formação social.

Ela pode influenciar tanto negativamente, com seus programas violentos e cenas de sexo, quanto positivamente, voltado para o lado das preocupações sociais e ambientais. Os grupos de referências são usados como modelos de comportamento e atitudes por toda vida.

Passo 2 – A criança, ao nascer, carrega consigo toda a experiência apresentada a ela pelo ambiente familiar em que ela vive. Esse ambiente varia de acordo com a cultura, classe social e região em que vive. Um ambiente sem carinho, e em contato com a violência, faz com que a criança desenvolva uma personalidade diferente de uma criança cercada de carinho e em um ambiente saudável. Esta provavelmente se tornará mais calma que a outra.

A adolescência é onde se forma a maior parte da personalidade, sendo fundamental uma formação social bastante saudável e positiva. Um jovem em contato com a violência, drogas e a marginalidade correm um risco grande de se tornar parte da comunidade em que vive, passando a ter as mesmas atitudes e gestos dos seus pais, amigos, etc.

Minha infância, como a de muitos, foi difícil, devido à separação dos meus pais. Situação completamente normal nos dias de hoje. Mas no meu caso, devido à doença da minha mãe, fiquei sob a guarda do meu pai e avó paterna. A casa era grande e com muitos tios e tias. Eram pessoas simples, mas de temperamento agressivo. Constantes brigas e discussões entre elas fizeram com que eu me isolasse. Tornei-me uma pessoa tímida e medrosa na infância. Já na adolescência, com o contado direto com a escola, desenvolvi respeito ao próximo, obediência e perseverança. Hoje sou um homem íntegro, trabalhador e honesto.

O agente de socialização “escola” foi, no meu caso, a principal ajuda na minha formação social, cultural e pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com