TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Casos: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  8.747 Palavras (35 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 35

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS

- O que são as Ciências Sociais?

Para compreender aquilo que são as Ciências Sociais, importa começar por definir aquilo que se entende por Ciência e o que significa o Social.|O conhecimento científico pressupõe um conjunto de características – a que chamamos critérios de cientificidade, que no seu todo fazem com que determinado conhecimento seja considerado científico. Este pressupõe então uma verificação constante (está sujeito à prova), baseia-se em fatos, é verossímil (contrariamente ao senso comum não se afirma como a verdade absoluta, pretendendo ser apenas dado o conhecimento disponível em cada momento, uma aproximação o mais fiel possível da realidade), pressupõe um método (entendido como o caminho a seguir podendo depois ser concretizado de diferentes formas através das técnicas), pressupõe objetividade – entendida como rigor, coerência, imparcialidade, o que só é possível face à capacidade do sujeito se afastar do objeto, é hipotético-dedutivo, pois parte de hipóteses (formuladas a partir das teorias já existentes acerca do objeto) e vai deduzindo conclusões que lhe permitirão formular novas teorias. É esta, aliás, a utilidade do conhecimento científico – acrescentar algo ao que já se conhece. Igualmente importante é o seu caráter exaustivo, levando em consideração todas as possibilidades. Antes de mais, podemos dizer que o Social é o objeto de estudo das Ciências Sociais. No entanto, dada a sua abrangência, é difícil de delimitar. Ao dizer que o Social diz respeito ao Homem e ao que com ele se relaciona, estamos a aceitar essa abrangência que se justifica pelo fato de todos os fenômenos sociais serem totais. Tal significa que são simultaneamente complexos (só compreensíveis no seu contexto, tendo em conta uma série de outros que com ele se relacionam) e pluridimensionais (não existem fatos exclusivamente econômicos ou sociológicos) logo susceptíveis de serem estudados sobre diferentes perspectivas. Aliás, é isto que as diferentes Ciências Sociais fazem – partilham o objeto, mas incutem nele diferentes ângulos de visão. Este conceito de fenômeno social total é reforçado pelo de unidade do Social (são considerados sinônimos). Definida como unidade na diversidade, esta faz alusão quer ao caráter complexo quer pluridimensional dos fatos sociais.

01

CULTURA

Significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Cultura de valor é aquela em que todos - e cada um – se envolvem no atendimento de interesses comuns de seus ambientes, valorização de ideias, tradições e relacionamentos. Não basta apenas buscar a excelências em um ou alguns objetos de sua missão. Acionistas, clientes, recursos humanos, sociedade e os demais, devem ser tratados de forma integrada nas estratégias, nos sistemas, produtos e serviços. Administrar tantas atividades requer uma cultura que oriente, dê sinergia e assegure resultados – uma cultura de valor.

INDIVIDUO

Em metafísica e estatística, a palavra indivíduo habitualmente descreve qualquer coisa Numericamente singular, embora por vezes se refira especificamente a "uma pessoa". No cotidiano, um indivíduo é uma coleção de pensamentos e feitos que considerada uma entidade. Várias pessoas consideram um indivíduo responsável por suas ações. Como um

02

conjunto de pensamentos e feitos é considerado um indivíduo depende da perspectiva. Por exemplo: os pensamentos e feitos de um corpo podem ser considerados um indivíduo. Contudo, acontece que após acidentes e doenças que causaram dano cerebral, os pensamentos e feitos de um corpo tornam-se tão drasticamente diferentes que algumas pessoas não consideram que aquele corpo contenha o mesmo indivíduo.

SOCIEDADE

Sociedade é um conjunto de seres que convivem deforma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros".As sociedades humanas são objeto de estudo da Sociologia e da Antropologia, enquanto as sociedades animais são estudadas pela Sociobiologia e pela Etologia.O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas hoje de ciências sociais. O conceito de sociedade se contrapõe ao de comunidade ao considerar as relações sociais como vínculos de interesses conscientes e estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações orgânicas de formação natural.

O termo sociedade também pode se referir a um sistema institucional formado por sócios que participam no capital de uma empresa, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade por cotas, etc. Nesta vertente de negócios, uma sociedade é um contrato pelo qual duas ou mais pessoas se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício em comum de certa atividade econômica, a fim de repartirem os lucros resultantes dessa atividade. Um grupo de pessoas com interesses comuns, que se organizam em torno de uma atividade, obedecendo a determinadas normas e regulamentos, também se denomina sociedade, por exemplo: sociedade de física, sociedade de comerciantes, etc. Os fundamentos do conhecimento na vida cotidiana.A realidade da vida cotidiana O mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com