TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 7

1. Programa da disciplina

1.1 Ementa

Interfaces na empresa; Modelos de organização – autocráticas, flexíveis, matriciais; Teorias Motivacionais – McGregor, Maslow, Herzberg e a satisfação do funcionário. Trabalhos em equipe: sua formação e sua importância para o administrador. Liderança: conflitos causados e suas soluções. Ética empresarial e assédio moral. Formação e desenvolvimento de equipes. Criando uma organização que aprende.

1.2 Carga horária total

20 horas/aula

1.3 Objetivos

Transmitir conceitos e fundamentos essenciais para a gestão de recursos humanos e os diversos processos comportamentais que impactam nos indivíduos e na performance organizacional.

1.4 Metodologia

Integração entre a base conceitual, por exposição compartilhada, debates e leituras e a aprendizagem através de dinâmicas e estudos de casos.

1.5 Bibliografia recomendada

BECKER JR. Luiz Carlos et al. Desenvolvimento de Equipes. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

BELASCO, James A. Ensinando o elefante a dançar – como estimular mudanças na sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BERGAMINI, Cecília W. Motivação nas organizações. São Paulo: Atlas,1997.

BLANCHARD, Kenneth . Liderança e o gerente minuto. Rio de Janeiro:

Record, 1986.

BUCKINGHAM, Marcus. Primeiro quebre todas as regras: As melhores práticas os melhores executivos. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CLELAND, David I. e IRELAND, Lewis R. Gerência de projetos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002.

DINSMORE, Paul Campbell e SILVEIRA NETO, Fernando Henrique. Gerenciamento de projetos: como gerenciar seu projeto com qualidade, dentro do prazo e custos previstos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanças.

São Paulo: Pioneira, 1997.

DRUCKER, Peter F. Desafios gerenciais para o século XXI.

FLEURY, Maria Tereza e OLIVEIRA JUNIOR, Moacir de Miranda (organizadores). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

GHOSHAL, Sumantra & BARTLETT, Christopher A. A organização individualizada – talento e atitude como vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

São Paulo: Pioneira, 2001.

LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MOTTA, Paulo Roberto. A ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1991.

NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa – como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PARKER, Gleen M . O poder das equipes . Rio de Janeiro: Campus, 1995.

PICARELLI, Vicente Filho. Remuneração por habilidades e por competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo. São Paulo: Atlas, 1997.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina. São Paulo: Best-Seller, 1993.

TOFFLER, Alvin. A empresa flexível. Rio de Janeiro: Record, 1985.

VERGARA, Sylvia Constant e Davel, Eduardo. Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001.

Curriculum resumido do professor

Luiz Carlos Becker Junior é Bacharel em Formação de Executivos e em Direito pela Universidade Estácio de Sá/RJ com Pós-Graduação e Especialização em Políticas Públicas e Governo pela Escola de Governo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando em Administração e Desenvolvimento Empresarial. Especialista em Gestão da Qualidade de Serviços pelas Fundações Cristiano Ottoni/MG e Dom Cabral/MG. Trabalhou na Indústria de Roupas Pilares, na DELFIN Rio Crédito Imobiliário e na Caixa Econômica Federal. Exerceu diversos cargos executivos, dentre os quais os de Coordenador do Programa Qualidade, Gerente de Seleção e Desenvolvimento de RH, Chefe de Divisão de Relações Trabalhistas, Gerente de Administração e Gerente Operacional. Premiado no III Concurso de Experiências Inovadoras na Administração Pública Federal – Prêmio Hélio Beltrão – ENAP, 1998. Coordenador acadêmico do MBA em Empreendedorismo – criação e desenvolvimento de negócios da EESP/FGV. Docência em cursos de Pós-Graduação em Gestão Empresarial, Gerência de Projetos, Gestão Hospitalar, Gestão de Pessoas, Finanças e Logística Empresarial. É responsável pelas estratégias operacionais dos Programas de Renda Mínima – Bolsa Escola Federal e Bolsa Alimentação. É um dos professores mais requisitados dos programas de MBA da Fundação Getulio Vargas. Já proferiu palestras para mais de 30 mil pessoas em diversos seminários e congressos. Co-autor do livro Desenvolvimento de Equipes pela editora FGV em 2005.

2. A Gestão de Pessoas como função estratégica nas Organizações

2.1 Introdução

As idéias inovadoras continuam surgindo numa velocidade cada vez maior, levando à humanidade a sensação de que a transição nunca passa, é permanente.

Nada mais imutável do que a mudança, dizem os pensadores e estrategistas em todo o mundo.

A decadência da economia baseada na indústria e o aparecimento de um novo pensamento econômico, uma nova sociedade, novos valores e comportamentos são fatores determinantes para este cenário de constante incerteza.

Assim como no século XIV, por exemplo, a sociedade rural começou a dar lugar às aglomerações urbanas, e uma grande transformação na sociedade causou novo formato, a popularização do acesso às Universidades também interrompeu o longo período de hegemonia dos monges dos antigos monastérios, monopólio do aprendizado e da cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com