TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Trabalho Escolar: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 8

História, Ciências, Saúde-Manguinhos

Print version ISSN 0104-5970

Hist. cienc. saude-Manguinhos vol.13 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702006000400006

ANÁLISE

Ciências sociais e fisioterapia: uma aproximação possível

The social sciences and physical therapy: a possible nexus

Patrícia Froes MeyerI; Íris do Céu Clara CostaII; Vânia de Vasconcelos GicoIII

IDocente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Potiguar, Natal/RN Av. Gov. Sílvio Pedrosa, 200, ap. 1301 – Areia Preta 59014-100 Natal – RN – Brasil pffroes@terra.com.br

IIProfessora de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN Av. Senador Salgado Filho, 1787 – Lagoa Nova 59056-000 Natal – RN – Brasil irisdoceu@dod.ufrn.br

IIIProfessora e Pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN Rua das Algarobas, 4 – Condomínio Residencial Parque Itatiaia – Torre Bege, ap. 1501 Cidade Verde 59150-000 Parnamirim – RN – Brasil gico@digi.com.br

RESUMO

O ensino das ciências sociais nos cursos da área de saúde tem sido objeto de reflexões e discussões. As várias dimensões do processo do adoecimento e a própria condição do doente, no aspecto não apenas biológico, mas psicossocial, escapam a uma simples análise biomédica, dada a sua complexidade. Esta pesquisa descritiva visou abordar as interfaces sociais, buscando a compreensão da saúde e da doença com base em uma concepção transdisciplinar, por meio da religação dos saberes através da disciplina sociologia da saúde no curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Concluímos que os docentes dessa disciplina, nos cursos da área da saúde, têm a responsabilidade de fazer o intercâmbio entre as ciências sociais e a prática do profissional da saúde, contextualizando o conhecimento à realidade da profissão na sociedade atual.

Palavras-chave: ciências sociais; fisioterapia; transdisciplinaridade; processo saúde-doença.

ABSTRACT

Recent scholarly reflections and discussions have been focused on the teaching of social sciences as part of courses in the health fields. The different dimensions involved in the process of taking ill and the state of being ill itself — not just from a biological but also from a psychosocial standpoint — transcend a simple biomedical analysis, given their complexity. The present descriptive research study, which analyzes data both quantitatively and qualitatively, endeavors to understand health and illness from an interdisciplinary view, i.e., where these fields of knowledge come together in the Sociology of Health class that is part of the Federal University of Rio Grande do Norte's Physical Therapy Course. The authors conclude that those who teach sociology as part of health field courses must assume the responsibility of linking the social sciences to the practice of healthcare workers, by placing knowledge within the context of the healthcare professional's reality in our society today.

Keywords: social sciences; physical therapy; transdisciplinary; health-sickness process.

Historicamente, a formação escolar ensina a separar os objetos de seu contexto, as disciplinas umas das outras, dificultando a tentativa de relacioná-las. Essa separação e a fragmentação das disciplinas são incapazes de captar "o que está tecido junto", isto é, o complexo, segundo o sentido original do termo (Almeida & Carvalho, 2002). Atualmente, percebe-se que as discussões nas escolas de formação biomédica têm sido favoráveis à religação dos saberes e a uma humanização dos atendimentos. A carência de um tratamento mais humanitário e social das pessoas que necessitam do profissional de saúde tem levado a repensar o ensino médico e de todas as outras áreas da saúde, também a fisioterapia, buscando a inclusão de novos olhares.

De acordo com Massey (2001), graduados em cursos da área de saúde devem ser capazes de trabalhar em equipe, com qualidade e compreensão. Um currículo transdisciplinar deve conter disciplinas e experiências práticas que busquem o conhecimento, habilidades e valores necessários ao trabalho em equipe de saúde. O currículo tradicional direciona seu foco para disciplinas específicas, sem a flexibilidade necessária a uma formação profissional direcionada à atenção comunitária. Esse tipo de currículo apresenta-se como um "currículo de doenças", segundo Finocchio & Johnson (1995), que dificulta o crescimento e o desenvolvimento de uma formação transdisciplinar para o futuro fisioterapeuta.

A esse respeito, Capra (1992) afirma que a atenção centrada na doença conduz a uma noção de saúde relativa apenas aos aspectos orgânicos em suas especificidades, impedindo uma visão holística e uma intervenção que considere a totalidade do ser humano, em sua realidade social e considerando suas condições emocionais, sociais e culturais, que são parte da construção da doença. A importância dada à revolução científica e sua influência na área da saúde têm favorecido uma atenção centrada na doença e não no indivíduo, valorizando os aspectos curativos e deixando de lado os aspectos preventivos.

Infelizmente, a estrutura, a metodologia de ensino e a organização curricular ainda não estão baseadas nas demandas sociais e nas políticas públicas de saúde. A partir das análises situacionais quanto à implementação das diretrizes curriculares, da avaliação dos cursos de graduação e da capacitação docente, deliberou-se como referência de qualidade na graduação em fisioterapia no Brasil, a partir da Carta de Vitória (2004), que os currículos devem passar por uma adequação às necessidades regionais, e devem contemplar experiências práticas desde os períodos iniciais do curso, de forma a preparar o aluno para o estágio curricular, oportunizando a atuação fisioterapêutica em atenção primária, secundária e terciária, de forma equilibrada. Devem, também, estimular a inserção de docentes fisioterapeutas nas disciplinas ministrando conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Fisioterapia (Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Conhecimentos Biotecnológicos e Conhecimentos Fisioterapêuticos).

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com