TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Ensaios: Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

Esquema/Sequência de aulas ICSP – Revisão para P2

UNIDEADE 1 - O MUNDO DAS CIENCIAS SOCIAIS – seções 1 a 7

1- a visão de Tuiavi sobre o Papalagui – crítica e estranhamento em relação ao homem ocidental/moderno –as ciências sociais promovem uma desnaturalização da realidade, mostrando suas bases sociais. Relativiza diferentes culturas e formas de organização social.

2- diferenças entre o mundo medieval e o mundo moderno – pessoa X indivíduo – perda do poder da Igreja, processo de urbanização, formação de uma nova visão de mundo (antropocêntrica). Mundo moderno é dinâmico, em oposição ao mundo fixo e estático do cenário medieval.

3 A - o caráter interpretativo das ciências sociais (A. Schutz) - - as ciências sociais são construtos de 2º grau (teoria), interpreta os construtos de 1º. Grau (senso comum). Esta visão de mundo que é o senso comum – deriva da experiência cotidiana, do mundo pratico/concreto. São elaborações espontâneas chamadas de “construto de 1º grau”. Por sua vez o cientista social analisa e interpreta estas opiniões, elaborando teorias explicativas sobre os fenômenos estudados. Estas elaborações são interpretativas, compreensivas e se chamam “construtos de 2º grau”.

3 B- o conceito de Interação social em Georg Simmel – objeto da sociologia = interação social - formas de interação social – usa o termo Sociação para dar o sentido dinâmico da sociedade, que está em processo de formação e transformação.

4- a realidade social como algo socialmente construído - a realidade social é construída, a partir das diferentes formas de interação social que os indivíduos estabelecem entre si. De fato, vivendo em sociedade, em pequenos ou grandes grupos, em grupos primários ou organizações complexas, os indivíduos estão em constante interação social.

5 A- tipificações (padronizações sociais) - Uma das características do conhecimento comum é a tipificação, uma vez que o conhecimento comum é organizado de forma típica contendo expectativas sobre o comportamento social. Portando as tipificações também funcionam como esquemas de interpretação.

5 B- institucionalização – processo de instituir modelos e padrões sociais –características das instituições sociais: Reciprocidade ( são partilhadas ); Caráter “típico” das ações e dos atores; -Implicam historicidade: não são instantâneas, são produto de um processo histórico.-Implicam um sistema de controle social, por estabelecerem padrões previamente definidos de conduta humana.-coerção – pressão.

6- os tipos-ideiais de max Weber - metodologia desenvolvida pelo autor para captar a realidade social) – 3 tipos de dominação (carismática, tradicional, legal/burocrática)

7- o brasileiro como um típico homem cordial (estudo de Sergio Buarque de Holanda usando o tipo-ideal de Weber) = cordialidade= intimidade, familiaridade, mistura entre público e privado.

UNIDADE 2 - A CONTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL: RELAÇÃO ENTRE O INDIVIDUO E SOCIEDADE. – seções 8 a 13

8- Everet Hugues - carreiras pessoais como reflexo social – carreiras seguem padrões socialmente estabelecidos. os indivíduos, vivendo em sociedade, articulam-se a um “calendário social” que estabelece etapas, momentos, fases da vida, mais ou menos previsíveis e seguindo um padrão coletivo, social.

9- processo de socialização – torna o indivíduo um membro da sociedade; por meio deste processo assimilamos os padrões socialmente postos. Socialização primária (infância, família, sentimentos) e socialização secundária (profissão, mercado, vida adulta).

10- a memória possui um caráter social - é construída a partir de trajetórias e experiências compartilhadas socialmente. Memória e Identidade = À medida que a memória se recria, se reelabora, também sua identidade é reelaborada, o que se dá no processo de socialização pelo qual o individuo passa.

11 e 12 – Michel Foucault - mecanismos de poder – arquitetura disciplinar = Panóptico. Características do panóptico = disciplina, controle, vigilância constante. A ideia central do panoptismo é a existência de um “olho que tudo vê” e sob tal perspectiva, os indivíduos se enquadram, sentindo-se vigiados e temendo punições.

13 – Howard Becker - interpretações sobre o que é normal e o que é devio – cada grupo constrói as regras e assim constrói o desvio – o desvio é produto das regras. É a própria imposição de regras sociais que leva e define as transgressões

UNIDADE 3 - COMO A SOCIEDADE SE MANTÉM: DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO, SOLIDARIEDADE E COERÇÃO. – seções 14 a 21

14- Divisão do trabalho em Adam Smith e Emile Durkheim - Duas visões otimistas do capitalismo. solidariedade social –– a divisão do trabalho e as formas de solidariedade. A solidariedade (interdependência) que garante a harmonia e ordem social, para que a sociedade não se desintegre, entrando num estado de Anomia.

15- e 16 – E. Thompson- mudanças históricas sobre o tempo, a disciplina de trabalho, o ritmo do trabalhador. Resistências e transformações históricas.

17 e 18 – Max Weber – racionalidade e calculabilidade no avanço do protestantismo no ocidente – favorecimento do capitalismo. Ética protestante e espírito do capitalismo – duas forças articuladas. A ideia de “predestinação” própria do Protestantismo superou a visão que relacionava o lucro e a riqueza ao pecado, passando a ver no sucesso terreno, o reflexo de uma escolha divina.

19 –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com