TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Resenha: Ciências Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Ciências Sociais

Etapa 4

Documentário Pajerama

Pajerama em tupí significa "futuro pajé". O curta de Leonardo Cadaval é irônico e nos remete à verdadeira selva em que vivemos: a cidade e seu processo de feroz de urbanização. Pajerama pode ser visto como um alerta contra a devastação da Amazônia. Animação preciosa para pensarmos a natureza a partir do olhar singelo e preocupado de seus maiores defensores, os índios.

Um indiozinho está caçando tranquilamente na mata quando começa a encontrar objetos para lá de estranhos. Seguindo o seu caminho, ele experimenta eventos inusitados, tendo como palco a floresta e a cidade de São Paulo. O objetivo da sessão é refletir sobre os processos de urbanização e compreender algumas consequências das transformações na natureza causadas pelas ações humanas, tais como a construção de estradas, o desmatamento e a publicidade exagerada que destrói o meio ambiente são alguns dos pontos abordados pela animação.

Remete um olhar sobre a verdadeira selva que vivemos através dos grandes processos de urbanização que passa as cidades, e tudo isso através do olhar do passado representado por um jovem índio. Para ele, a floresta é seu mundo conhecido, mas ela passa a apresentar reflexos do progresso urbano. Esses novos elementos que passam a fazer parte da vida do índio o assustam, trazendo insegurança para seu povo.

A reflexão do filme, que à primeira vista pode parecer um lamento pela natureza perdida, é na verdade sobre a cidade, seu processo de feroz de urbanização que sobrepõe pessoas, natureza e história.

É cada vez mais generalizada a consciência de nosso dever com relação às gerações futuras em relação aos limites que a natureza e o meio ambiente nos impõem. No entanto, o homem é descuidado em relação ao meio ambiente. As pessoas podem exibir um interesse pelo meio ambiente, mas ignoram, vias de regra, as leis fundamentais, e agem como se não existisse aquilo que se chama de degradação ambiental. Nenhuma espécie viva, com exceção do homem, empreende esforços de desenvolvimento no sentido de crescimento material. Esse crescimento, sob as formas em que é compreendido, conduz sempre a algum tipo de agressão contra o meio ambiente. As atividades da população humana, a explosão do crescimento demográfico humano, assim como o crescimento econômico dos países estão degradando o meio ambiente a uma taxa acelerada. A globalização, a extensão das indústrias e a necessária adaptação de suas atividades para que haja menor agressão ao ambiente exigem do empresariado uma nova visão de trabalho e consequentemente uma nova forma de administração, a administração ambiental, ou o que podemos chamar de desenvolvimento sustentável.

A diversidade biológica está sendo irreversivelmente diminuída através da extinção, à medida que os hábitats são destruídos. E isso precisa mudar, uma vez que necessitamos de um meio ambiente equilibrado em todos os sentidos.

Referências Bibliográficas

BACHELET, Michel. Ingerência Ecológica Direito Ambiental em Questão.

Trad. Fernanda Oliveira. Lisboa: Instituto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com