TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais e sua representação na sociedade

Tese: Ciências Sociais e sua representação na sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

O objetivo deste trabalho é mostrar as temáticas das ciências sociais e sua representação na sociedade. Mostra também como o ser humano tem facilidade em se familiarizar com situações e ambientes, essa facilidade contribui para uma melhor absorção do conhecimento Foram realizados pesquisas bibliográficas em livros, revista e sites especializados.

Esta atividade é importante para que possamos entender as diferentes sociedades e cultura, que é um dos objetivos das ciências sociais.

Palavras chaves: Sociedade, ambientes, cultura.

ABSTRACT

The objective of this work is to show the themes of social sciences and their representation in society. It also shows how humans have the facility to familiarize themselves with situations and environments, this feature makes for better absorption of knowledge were conducted literature searches in books, magazines and specialized sites.

This activity is important for us to understand the different societies and culture, which is one of the goals of the social sciences.

Keywords: society, environment, culture.

SUMÁRIO

Introdução 7

Capítulo 1 8

Capítulo 2 10

Capítulo 3 12

Capítulo 4 14

Conclusão 16

Referências Bibliográficas 17

Introdução

Essa ATPS mostra relatórios com analise critica sobre as ciências sociais e sua representação na sociedade;

Este trabalho tem como objetivo principal compreender que as ciências sociais analisa o comportamento do ser humano na sociedade, seu desenvolvimento e seu comportamento em grupo e sua cultura.

Ao estudar sobre a relação entre o ser humano e o ambiente permitiu uma reflexão maior sobre como interpreta os problemas e entender sobre as transformações das estruturas sociais.

Capítulo 1

Conceito de Cultura

É um conceito de varias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Taylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a musica erudita européia. Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, Clifford Geertz, Franz Boas, Malinowski e outros cientistas sociais.

Um primeiro problema que nos aparece ao definir cultura é a existência do uso popular da expressão para significar alguém com mais conteúdo de conhecimentos. Para o nosso estudo esta definição não serve, pois consideramos cultura como algo intrínseco a todo ser humano. O individuo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aos seres humanos. Deste modo, resumidamente, podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos graduá-la como melhor ou pior. Ao emitirmos um juízo de valor sobre determinada cultura estamos apresentando o ponto de vista de nossa própria cultura do que é certo ou errado, feio ou bonito, melhor ou pior. É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social.

Sociedade

A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a historia, a antropologia e a geografia. É um grupo de indivíduos que formam um sistema semi aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com