TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação do alcoolismo

Artigo: Classificação do alcoolismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Artigo  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  208 Visualizações

Introdução

O alcoolismo é o consumo contínuo e excessivo de bebidas alcoólicas ao ponto de interferir com a vida social, familiar e/ou pessoal de um indivíduo. Embora o álcool seja uma droga legal, nos dias que correm, é um dos grandes problemas sociais porque as pessoas deixam de ter consciência das suas ações publicamente. Na vida familiar o maior problema é a dependência.

Segundo a OMS, o alcoolismo não é uma entidade nosológica definida mas responde à totalidade de problemas motivados pelo álcool no indivíduo, causando perturbações da vida familiar, profissional e social, com as suas repercussões econômicas, legais e maiores.

Quais os tipos: Os tipos de alcoolismo é multiplicidade de manifestações ou de complicações geradas pelo abuso de álcool, são factos que tendem, naturalmente, a implicar diversos quadros classificativos dos diferentes tipos de alcoolismo.

Existem algumas classificações de alcoolismo. Segundo Jellinero alcoolismo está delimitado em cinco tipos:

Alcoolismo alfa ou alcoolismo secundário, representa uma dependência psicológica contínua para o efeito do álcool neutralizar a dor física ou emocional, produzida por uma doença subjacente.

Este é um bebedor que utiliza a bebida como automedicação, que tem controlo e capacidade de abstinência, mas em muitos casos pode progredir para o alcoolismo gama.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com