TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cleones Gomes

Exames: Cleones Gomes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício Avaliativo Economia Política

Alunos: Cleones Gomes, Michel Carvalho, Roseli do Patrocínio, Salete Lírio, , Tais de Fátima

Segundo o autor dos dois textos esse debate está relacionado diretamente com o tema do desenvolvimento do Brasil, sobre como iremos caminhar, do ponto de vista social e econômico. Na teoria, enfatizam-se os ganhos da especialização e da cooperação advindos da nova relação entre empresas. Consultores apontam o “outsourcing” como o caminho para a modernidade. Sublinham também a vantagem que a terceirização traz na transformação de gastos fixos em variáveis e nesse caso, os trabalhadores também são transformados em custo variável.

Mas a realidade imposta pela terceirização não é a da modernidade, mas a de um país com relações arcaicas de trabalho, que fere os preceitos de igualdade. Para se ter uma idéia, em uma pesquisa realizada pela FUP (Federação Única dos Petroleiros) em 2010, 98% das empresas foi motivada a terceirizar devido ao menor preço e apenas 2% devido à especialização técnica.

Com a terceirização:

Do ponto de vista econômico, as empresas procuram aumentar seus lucros, em menor grau pelo crescimento da produtividade, pelo desenvolvimento de produtos com maior valor agregado, com maior tecnologia ou ainda devido à especialização dos serviços ou produção. Buscam como estratégia central aumentar seus lucros e reduzir preços, em especial, através de baixíssimos salários, altas jornadas e pouco ou nenhum investimento em melhoria das condições de trabalho. “Do ponto de vista social, podemos afirmar que a grande maioria dos direitos dos trabalhadores é desrespeitada, criando a figura de um cidadão de segunda classe” com destaque para as questões relacionadas à vida dos trabalhadores, aos golpes das empresas que fecham do dia para a noite e não pagam as verbas rescisórias aos seus trabalhadores empregados e às altas e extenuantes jornadas de trabalho. Não deveria ser essa nossa opção de desenvolvimento econômico.

Acreditamos que o primeiro passo da ação do Assistente Social é articulado por meio de mobilizações junto à classe trabalhadora a derrubada do Projeto de Lei nº 4330, o qual visa à terceirização das atividades do setor público e privado. Quanto às consequências da flexibilização pensamos que a empresa pensando apenas em lucro, competitividade e produtividade não estabelecerá com os trabalhadores vínculos que validem os direitos garantidos na Constituição Federal de 1988 e criados por meio da CLT, logo a atuação do Assistente Social pode ao mesmo tempo ser restrita, observando as limitações devido ao mercado ser flexível, ou pode ser ampla visando à garantia de direitos do cidadão, independente de vínculo direto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com