TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício De Meteorologia

Dissertações: Exercício De Meteorologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Meteorologia Básica

Exercício

1. Explique o que são monções?

2. Explique o que são tornados?

3. Explique o que são furacões?

4. Explique o que é um tufão?

5. Explique o que é uma tromba d’ água?

6. Explique o que é uma redemoinhos?

7. Explique o que é um efeito de Foehn?

8. Explique o que é um vento catabatico?

9. Explique o que é um sotavento?

10. Explique o que é um barlavento?

11. Explique o que é uma chuva convectiva?

12. Explique o que é uma chuva frontal?

13. Explique o que é uma chuva stratiform?

14. Explique o que são aerossóis?

15. Explique o que é a coalescência?

16. Explique o que são isoietas?

17. Fale sobre o método de thiessin?

18. O que é um vento gradiente?

19. O que é um vento geostrofico?

20. O que é um vento ciclostrofico?

21. O que é granizo?

22. O que é neve?

23. O que é geada?

24. O que é nevoeiro?

25. O que é halo?

26. O que é fogo de santelmo?

Resposta

1. Em certas regiões da terra, particularmente ao sul do continente asiático e no norte da Austrália, a uma inversão sazonal da direção do vento à superfície.

Durante o verão, em função do maior aquecimento, desenvolvem-se, no interior do continente, áreas de baixa pressão e, em contraposição, núcleos de alta pressão formam-se sobre o oceano, cuja temperatura da superfície e relativamente menor. O gradiente horizontal de pressão, assim estabelecido de uma circulação típica, com ventos soprado do oceano para o continente, à superfície. Esses ventos chamam monções de verão, são bastante úmidos e provocam chuvas torrenciais nos meses de junho a setembro.

No inverno a circulação se inverte, já que as superfícies do oceano se matemmais aquecida que a do continente. Os ventos passam a soprar do continente para o mar, à superfície, recebendo a designação de monções de inverno.

2. Os tornados são os piores tipos de tempestade. Eles acontecem quando uma coluna de ar que gira muito rápido se liga, ao mesmo tempo, a uma nuvem de chuva e ao solo. Os ventos que formam essas colunas podem soprar mais de 500 Km/h

3. Os furacões também chamados de ciclones tropicais são grandes quantidades de ar com baixa pressão atmosférica que se move de forma organizada sobre os mares da região equatorial da Terra. No entanto nem todo ciclone tropical se transforma em furacão. Para se torna um furacão ele precisa: Especialmente durante os meses de verão, os mares tropicais recebem grande quantidade de calor e se aquecem. Quando a superfície do mar supera os 26º Celsius, o processo natural de evaporação da água passa a acontecer mais rápido. Então, o ar que está logo acima da superfície absorve o vapor d’água resultante da evaporação, ficando mais quente e úmido. Quente, o ar começa a subir formando uma coluna com baixa pressão atmosférica em volta da qual começam a soprar ventos. Conforme a coluna de ar quente e úmido sobe, o vapor d’água condensa, transformando-se em pequenas gotas. Após algumas horas, as gotas se juntam e formam nuvens e, após alguns dias de formação de nuvens, chuvas e trovões começam a acontecer.

4. Um tufão é um ciclone tropical e é um sistema de área de baixa pressão atmosférica que se desenvolve sobre as águas tropicais devido às altas temperaturas e humidade e se movimenta de forma circular organizada. Dependendo dos ventos de sustentação da superfície, os tufões andam para o lado contrário dos furacões. Os tufões normalmente originam no Oceano Índico e Pacífico, para os lados da Ásia.

5. A tromba d’água é um tornado que se forma sobre a água, mais comumente sobre o mar, em condições de alta umidade e forte calor surgindo tão rápido quanto se desfazem.

6. Ao subir e descer, muitas vezes as marés produzem correntes circulares, conhecidas como redemoinhos, e alguns deles provocam uma pressão para baixo, chamada de turbilhão.

Os redemoinhos podem ocorrer em diferentes locais: em mar aberto, na costa, ou seja, não existe uma regra específica. Mas é possível fazer uma previsão de onde vai surgir, em geral, este fenômeno ocorre em áreas tropicais em virtude do calor intenso que interfere na temperatura dos oceanos.

A grande causa de redemoinhos é o encontro de uma porção de água aquecida com outras circunvizinhas mais frias. Estas águas se encontram em uma temperatura amena (menos quente) em decorrência das sombras de nuvens.

7. Na presença de uma montanha o ar é obrigado a subir. Em determinadas situações pode ocorrer condensação. Da condensação resulta um aumento de temperatura e uma perda de humidade. O ar que desce o outro lado da montanha torna-se mais seco e quente.

8. À noite, normalmente, o ar resfriado e mais denso tende a descer, com oqualquer fluído. Esses ventos chamados descendentes são chamados de ventos catabáticos. Quando o fluxo catabático se encontra com outras correntes de ventos, a convergência pode ocorrer, e se formar uma grande linha de nuvens cúmulus ou cumulunimbus.

9. Sotavento é o lado oposto ao lado do qual sopra o vento.

10. Uma montanha é uma barreira para o deslocamento das massas de ar que carregam a umidade. O ar que vai em direção à montanha (portanto a barlavento da mesma) é forçado a subir e condensa-se, devido à redução adiabática da temperatura, podendo causar chuva. Após passar as montanhas, já desprovido de umidade, o ar desce e aquece adiabaticamente.

11. São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração, porém de alta intensidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com