TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clinica Cirurgica

Dissertações: Clinica Cirurgica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  2.420 Palavras (10 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DAS ÁGUAS EMENDADAS- FAE

INAPEX BRASIL: PÓS GRADUAÇÃO

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

ATENDIMENTO DO AVCI AGUDO EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA

Raísa de Souza Ferreira

Orientador: Prof. Francisca das Chagas Sobrinho

Artigo Científico apresentado à FACTED - Faculdade de Tecnologia Darwin, como parte das exigências para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional e Administrativo.

BRASÍLIA- DF

JUNHO/2013

ATENDIMENTO DO AVCI AGUDO EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA

Raísa de Souza Ferreira

RESUMO

O termo AVC agudo denota a instalação súbita da afecção, e representa um dos aspectos mais graves da doença que o paciente se vê obrigado a enfrentar, ou seja, o profundo choque que o mesmo sofre, ao perceber que, de um momento para outro perdeu a capacidade funcional da metade de seu corpo, aquela que fica ao lado oposto ao da sede da lesão devido o cruzamento das fibras que emergem o cérebro, dirigindo-se para o lado oposto do corpo. O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e seqüela neurológica no mundo industrializado. Aproximadamente 730.000 americanos apresentam um novo AVC em decorrência a cada ano (PACTO AVC).O acidente vascular cerebral é muito prevalente, sendo a terceira causa de morte no mundo. A elevada incidência de seqüelas após o AVC determina importante impacto social e econômico. Vários estudos demonstram que a probabilidade de uma resolução funcional boa a excelente é maior quando administrado a terapia fibrinolítica em pacientes adultos com AVC isquêmico agudo nas 3 primeiras horas após o início dos sintomas, contudo, esses resultados são obtidos quando o terapia é administrada em instituição que segue rigorosamente o protocolo de AVC seguindo os critérios de elegibilidade e esquema terapêutico NINDS. Estudos pandronizados e prospectivos em pacientes adultos também documentaram que quanto mais cedo se inicia o tratamento, maior a probabilidade de benefícios.

PALAVRAS-CHAVE: Atendimento ao AVCI, eficiência, protocolo de AVCI

Abstract:

The term acute stroke denotes the sudden onset of the disease, and represents one of the most serious disease that the patient is forced to confront, namely the profound shock that the same suffering, realizing that in a moment for another lost the functional capacity of half of his body, one that is on the opposite side of the seat of injury due to the crossing fibers which emerge the brain, turning to the opposite side of thebody.

Cerebrovascular accident (CVA) is a leading cause of death and neurological sequelae in the industrialized world. Approximately 730,000 Americans are due a new stroke each year (PACT AVC).

The stroke is very prevalent, the third leading cause of death worldwide. The high incidence of sequelae after stroke provides important social and economic impact.

Several studies show that the probability of a good to excellent functional resolution is greater when administered rtPA thrombolytic therapy in adult patients with acute ischemic stroke within the first 3 hours after onset of symptoms, however, these results are obtained when rtPA is given in institution that follows a strict protocol for stroke following eligibility criteria and treatment regimen NINDS. And prospective studies randonizados in adult patients have also documented that the sooner treatment is started, the more likely benefits.

1 INTRODUÇÃO

A definição de acidente vascular cerebral (AVC) do dicionário médico é uma manifestação, muitas vezes súbita de insuficiência vascular cerebral de origem arterial: espasmo, isquemia, hemorragia, trombose (Manuila, Lewalle e Niculin, 2003).

O Acidente Vascular cerebral é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. As manifestações clinicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão exacta da lesão(Sullivan,1993)

O AVC é a terceira causa de óbito em vários países do mundo, e é a principal causa de incapacitação permanente. Embora ocorram predominantemente em pessoas mais idosas, frequentemente acometem indivíduo em plena atividade e no auge de seu rendimento, impondo-lhe limitações motoras, sensitiva, sensoriais, de compreensão e expressão de pensamentos, com sérias implicações de ordem social econômica, extensiva a seus familiares. A evolução do AVC dependerá da intensidade lesional do episódio vascular, da importância funcional da área envolvida, e da qualidade do atendimento de emergência prestada, com imediato início com medidas terapêuticas, visando limitar a área de lesão, garantir a sobrevivência das células perilesionadas (zona de penumbra) e prevenir suas complicações precoces e tardias.

Os custos do tratamento desses pacientes são elevados, estimados em 20bilhões de dólares com os custos diretos e 46 bilhões de dólares com custos indiretos em 1994 nos Estados Unidos, entretanto, nota-se uma redução após a introdução do uso de novas estratégias terapêuticas fibrinolíticas administradas na fase aguda (PACTOAVC).

Em 1996, o rtPA foi aprovado para utilização dentro de 3 horas do inicio dos sintomas, como o único tratamento para a fase aguda do AVC isquêmico (AVCI).Em 2004, a publicação da metanálise dos 6 ensaios clínicos com uso EV do rtPA no AVCI agudo demonstrou que quanto mais precoce o tratamento, melhor a evolução.O grupo tratado até 90minutos teve uma chance de evolução favorável 2,8 vezes maiores que o grupo não tratado ,mas houve beneficio do tratamento até 270minutos(OR1,44).A partir desse estudo,ensaios clínicos foram iniciados para avaliar o tratamento entre 3 a 6 horas(IST 3 e ECASSIII).

Apesar da eficácia demonstrada, estima-se que menos de 5% dos AVCI são tratados com rtPA.Entre os fatores que contribuem para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com