TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codificaçao Comercial

Trabalho Universitário: Codificaçao Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

1. Conceito

A codificação de informações vem a solucionar a questão de agrupamentos de características referentes a determinados materiais, pessoa ou mesmo informações de controle gerencial. A codificação se ramificou pelo planeta de formas variáveis se adaptando a cada necessidade presente. Sua variação está inclusa entre codificações: numéricas, alfabéticas, alfanuméricas e mais contemporâneas o famoso código de barras.

Existem diversas opções para a entrada de dados nos sistemas informatizados, como o reconhecimento optico, digitação, tarjas magnéticas, sensores de marca e o código de barras.

Os códigos de barras servem para identificar um produto no estoque ou para se tiver uma padronização no sistema, pois a empresa necessita saber que produtos estão sendo vendidos para poder repô-los quando estiver em falta, sendo assim, o código de barras organiza a entrada e saída de produtos de estoque.

2. Codificação alfabética

Este processo representa os materiais por meio de letras, foi muito utilizado na codificação de livros (Método Dewey), com a implementação da imprensa no mundo, o sistema agregou números a sua codificação, conseguindo com isto codificar a grande variedade de edições em suas categorias e classificações de assuntos, autores e áreas especificas.

Exemplo de aplicação do sistema alfabético:

P - Pregos

P/AA - Pregos 14 x 18 - 1 1/2 x 14

P/AB - Pregos 16 x 20 - 2 1/4 x 12

P/AC - Pregos 30 x 38 - 3 1/4 x 8

Figura 1

3. Codificação alfanumérica

Este processo agrupa números e letras, atualmente é um sistema muito utilizado na classificação de peças automotivas e na codificação de placas de automóveis. As quantidades de letras utilizadas e números são definidos pelo órgão ou empresa a qual adotou o sistema, não havendo uma regra específica. Desta forma o sistema pode se adaptar a cada necessidade.

4. Codificação numérica ou sistema Numérico ou Decimal

A atribuição consiste na adoção de algarismos arábicos, sendo o método mais utilizado, pela facilidade de ordenação sequencial de diversos itens e na adoção da informatização. A codificação segue normalmente ao adotado pelo Federal Supply Classification System, o qual foi elaborado para o controle de materiais no após segunda guerra mundial.

A classificação e codificação dos materiais seguem ao FSC, porém com codificações provenientes de adequação necessária ao uso pela empresa pretendente.

Exemplo

Figura 2

Os códigos seguem então a uma regra, sendo:

5. Código de barras

A EAN Brasil– Associação Brasileira de Automação Comercial, atualmente GSI recebeu a incumbência de administrar no âmbito do território brasileiro o Código Nacional de Produtos, Sistema EAN/UCC. Conforme Decreto Lei nº 90595 de 29.11.1984 e da Portaria nº 143 de 12.12.1984 do Ministério da Indústria e Comércio.

Em 1986 foi estabelecido um acordo de cooperação entre a EAN Internacional e a UCC – Uniform Code Council Inc., entidade americana que administra o sistema UPC (Código Universal de Produtos) de numeração e código de barras utilizadas nos Estados Unidos e no Canadá. Esta aliança promoveu uma maior colaboração, intercambio e suporte técnico entre os parceiros comerciais.

Com o advento do código de barras, a interação entre atacadistas e varejistas passou a ser feita através deste controle mais eficaz, gerando uma velocidade rápida e precisa na troca de informações quanto aos aspectos de movimentação de venda e gestão dos estoques, garantindo assim uma melhor qualidade e produtividade dos sistemas gerenciais.

As atribuições do sucesso do código de barras estão distribuídas entre as entidades que colaboraram entre si, sendo:

UPC – Código Universal de Produtos

UCC – Uniform Code Council

EAN – European Article Numbering Association

EAN International

Atualmente mais de 450.000 empresas em todo mundo utilizam o sistema EAN, atendendo as empresas em mais de 100 países.

O sistema EAN é constituído de:

Um sistema para numerar itens (produtos de consumo e serviços, unidades de transporte, localizações, e outros ramos,...) permitindo que sejam identificados.

Um sistema para representar informações suplementares.

Código de barras padronizado para representar qualquer tipo de informação que possa ser lida facilmente por computadores (escaneada).

Um conjunto de mensagens EANCOM para transações pelo Intercambio Eletrônico de documentos (EDI).

Dentro do processo, foram padronizados sistemas de EAN, sendo:

EAN 13 – utilizado para identificar unidade de consumo.

EAN 08 – utilizado para identificar unidade de consumo, quando a embalagem não tem espaço físico para marcar o EAN13.

EAN/DUN14 – utilizado para identificar caixas de papelão, fardos e unidades de despacho em geral.

UCC/EAN128 – aplicado em unidades de distribuição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com