TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codigo De Etica Do Secretario Executivo

Artigos Científicos: Codigo De Etica Do Secretario Executivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalho De

Ética e Relacionamento Interpessoal

Código de ética do Secretario Executivo

Por

Thais Barbeti

Joyce Benassi

Paloma Lima

Heloisa Bonoli

Geisiele de Souza

Pamera Vilela

Juliana Silveria

Trabalho de Ética e Relacionamento Interpessoal

Código de ética do Secretario Executivo

Trabalho apresentado à disciplina de Ética e Relacionamento Interpessoal, lecionada pela Professora Evanice, relativo ao 3º semestre do curso Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos.

Por:

Thais Barbeti

Joyce Benassi

Paloma Lima

Heloisa Bonoli

Geisiele de Souza

Pamera Vilela

Juliana Silveria

Sumario

1. Introdução

2. Historia do Secretário Executivo

3. Evolução da profissão do secretario executivo

4. Código de ética do secretario executivo

4.1 Capitulo I - Dos Princípios Fundamentais

4.2 Capítulo II - Dos Direitos

4.3 Capítulo III - Dos Deveres Fundamentais

4.4 Capítulo IV - Do Sigilo Profissional

4.5 Capítulo V - Das Relações entre Profissionais Secretários

4.6 Capítulo VI - Das Relações com a Empresa

4.7 Capitulo VII - Das Relações com as Entidades da Categoria

4.8 Capítulo VIII - Da Obediência, Aplicação e Vigência do Código de Ética.

5. Curiosidades sobre a profissão de secretariado executivo

6. Referências

1. INTRODUÇÃO

A profissão surgiu nas civilizações antigas, das atividades dos escribas (homem que dominava a escrita fazia as contas, arquivava, redigia as ordens. aquele que é capaz de recebê-las por escrito e que, por conseguinte, é naturalmente encarregado de sua execução. Nesta época dos escribas foi desenvolvida a taquigrafia).Invenção atribuída a Tirão , escravo alforriado de Cícero. Existiam dois grupos nesta época: Os eroditos, filósofos, professores, escritores; Os que se tomaram prisioneiros de guerra e continuaram na condição de escravos, a serviço de seus senhores, daí originou-se os Secretários. A seguir mais informações sobre as origens da profissão.

2. HISTORIA DO SECRETARIO EXECUTIVO

Os primeiros registros da profissão de secretária datam dos tempos dos faraós, quando era exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas.Com a Revolução Industrial, volta a aparecer a função de secretário e, após as duas guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, houve o surgimento da figura feminina bastante atuante na área, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a mulher surge como secretária na década de 50. Nessa mesma época, houve a implantação de cursos voltados para a área como, por exemplo, datilografia e técnico em secretariado.

O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo. Se antes precisava ser uma exímia datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição mais independente, tomando decisões e peneirando o que deve ou não chegar às mãos da chefia. A datilografia e a taquigrafia foram deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias.

Outro aspecto que também mudou foi a clássica divisão entre secretária júnior (iniciante), plena (meio de carreira) e sênior (executiva). Algumas empresas podem até usar as denominações, mas a verdade é que atualmente mesmo uma simples estagiária já pega um volume de trabalho compatível com o de uma profissional.

A moderna secretária é praticamente uma assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.

Diante disso, as palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina diária de uma secretária seriam: postura, discernimento e jogo de cintura.Nas décadas de 60 e 70 houve a expansão da profissão, mas somente a partir dos anos 80 a categoria conseguiu, por meio de muita luta, a regulamentação da profissão, com a assinatura da lei nº 7.377, de 30/09/1985.

Com a regulamentação a classe ganhou força, surgindo os sindicatos das secretárias. Em 1988 foi criada a Fenassec - Federação Nacional de Secretárias e Secretários em Curitiba, Paraná.Em 7 de julho de 1989 é publicado o Código de Ética Profissional, criado pela União dos Sindicatos.

3. EVOLUÇÃO DA PROFISSÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO

Na Idade Média - Fica restrita aos monges, nos mosteiros (copistas e arquivistas) 1400 - 1700: Revolução Comercial e mercantilismo: reaparece a necessidade do Secretário, porém muito discretamente;

1760: Revolução Industrial: Significou o desenvolvimento do maquinário nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com