TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleção e seleção da natureza

Tese: Coleção e seleção da natureza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 8

Recrutamento e seleção da natura

Histórico da empresa

Com quatro décadas de existência, a Natura alcançou uma posição privilegiada. É hoje um dos maiores fabricantes brasileiros de produtos de higiene e de perfumaria. A marca Natura, que virou sinônimo de cosméticos no Brasil, foi fundada em 1969, por Jean-Pierre Berjeaut e Antônio Luiz da Cunha Seabra , como um laboratório e uma pequena loja de cosméticos em São Paulo. Antônio Luiz Seabra, e mais sete funcionários vendiam seus produtos e faziam consultoria aos usuários da marca. Foi atendendo e conversando com seus clientes que eles constataram o potencial transformador dos cosméticos. Apesar das dificuldades, o êxito alcançado pelos produtos e tratamentos, levou a empresa a visualizar a possibilidade de uma grande expansão dos negócios. Para isso, tinha como alternativas a abertura de uma rede de franquia, multiplicando o exemplo bem-sucedido da primeira loja. Entre as clientes entusiasmadas pelos resultados obtidos no uso dos produtos, a empresa tinha um número considerável de interessadas em se tornarem consultora, foi então, que a natura optou pela venda direta e nascia assim à consultoria Natura.

A natura terminou os anos 70 como uma empresa viável apoiada em suas crenças e visões de mundo que inspiravam a criação de produtos e conceitos inovadores e de padrão mundial. Seguiu-se uma década de forte expansão e aprendizado, superando o desafio de apoiar e reforçar relações cada vez mais distantes geograficamente, à medida que expandia atuação por todo o Brasil. A expansão internacional começou pela América do Sul, com o ingresso no mercado chileno por meio de distribuidor terceirizado, na década de 80, expandiu sua atuação para Argentina, Peru e Bolívia. Além disso, em 1981, a natura foi à primeira empresa a criar um serviço telefônico gratuito de atendimento aos consumidores. O primeiro logotipo da marca surgiu em 1970 com uma flor como símbolo da beleza.

Em 1990 ocorreu a primeira alteração: uma rosácea por seis letras “n” entrelaçadas passou a ser o logotipo da marca. O atual logotipo da marca foi introduzido em 2000.

Em 2001 foi inaugurado o maior centro de pesquisa e desenvolvimento cosmético do Brasil, na cidade de Cajamar em São Paulo.

Um intercâmbio sistemático com universidades brasileiras e com outros centros de excelência em todo o mundo mantém pesquisadores em contato com os principais avanços nas áreas farmacêutica, química e bioquímica. O centro de pesquisa e desenvolvimento fica localizado no Espaço Natura, uma área de 678 mil metros quadrados onde funciona um centro integrado de produção, logística e pesquisa. No complexo existem 11 laboratórios que realizam testes microbiológicos, encarregam-se da aplicação de tecnologia e do desenvolvimento de embalagens.

A empresa Natura tem uma grande preocupação com a sustentabilidade, a Natura é um dos raros exemplos — e, naquele tempo, conceitos como “responsabilidade social” e “sustentabilidade” nem sequer haviam sido definidos formalmente. A natura ocupa com as embalagens dos produtos, para que elas reflitam a atratividade e o impacto positivo dos valores da marca, bem como a preocupação com a responsabilidade ambiental. A empresa foi pioneira, em 1983, no uso de refis para produtos de maior consumo. Essa medida reflete expressivamente o comprometimento da empresa com a questão ambiental. Em 2006, a natura anunciou duas medidas que reforçaram a postura de empresa responsável, uma delas foi a total eliminação de testes em cobaias, uma prática, que era motivo de fortes críticas de entidades que atuam em defesa dos direitos dos animais. A outra foi o lançamento do projeto de redução de gases que geram o efeito estufa em sua cadeia produtiva. Ainda nesse compromisso, a natura lançou também em 2006 um projeto para incentivar as consultoras a recolherem as embalagens de seus clientes e encaminharem às cooperativas de reciclagem. A natura acredita que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de resultados de qualidades, por isso buscam manter canais de diálogos abertos com todos os públicos que tenham contato pondo em primeiro lugar a transparência para todos seus clientes.

1.1 Recrutamento e seleção

A formação de um quadro de pessoal competente, motivado e alinhado com as diretrizes e valores da empresa é responsabilidade primordial dos gestores de pessoas. O Recrutamento e Seleção é um dos pilares para melhor disponibilizar esses recursos humanos. Os processos de Recrutamento e Seleção valorizam a diversidade como forma de estimular as contribuições dadas por pessoas de diferentes culturas, raças, religiões, sexo e experiências anteriores, sejam elas pessoais ou profissionais.

A Natura prioriza o recrutamento interno como forma de valorizar, motivar, desenvolver e oferecer oportunidades de crescimento a seus colaboradores.

Todos os cargos devem ter um perfil definido pela empresa, para que sejam ressaltadas as competências essenciais e funcionais. O recrutamento interno ou externo deve respeitar esse perfil, principalmente no que refere às competências essenciais da Natura. Apesar da empresa utilizar preferencialmente de recrutamento interno, dispões em seu site www.natura.net um link denominado “Trabalhe Conosco" uma forma de captar novos candidatos para empresa. Neste Link, são disponibilizadas duas opções.

Cadastramento para ser uma promotora Natura, que os requisitos são:

• Gostar de se relacionar e se comunicar com pessoas

• Ser criativa

• Ter liderança

• Focar sua energia em resultados

• Curso superior completo

• Automóvel próprio e carteira de habilitação

• Telefone residencial

• Disponibilidade integral de horário e para viagens

• Microcomputador com acesso à internet

• Conhecer informática

• Experiência na área comercial e/ou coordenação de equipes.

E a outra opção é o cadastre seu currículo, voltado para áreas:

•Vagas administrativas

•Vagas operacionais (NATURA/RECURSOSHUMANOS).

Onde é disponibilizado a visualização das vagas disponíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com