TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colisões Mecânicas

Dissertações: Colisões Mecânicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Colisões Mecânicas

Nas colisões onde dois corpos se chocam e continuam em movimento unidos, é chamado de choque perfeitamente inelástico, assim se o movimento se conserva, possui perda de energia cinética do sistema, e os corpos permanecem unidos.

Quando o choque ocorre sem deformações permanentes, é conhecido como choque perfeitamente elástico, devido a esse tipo de choque há a conservação da quantidade de movimento, como também da energia cinética do sistema.

Já os choques parcialmente elásticos são quando a velocidade de afastamento é menor que a de aproximação e há a dissipação de energia, fazendo com que a energia cinética inicial seja maior que a final.

Fases de uma colisão

Fase de deformação -> Esta fase tem inicio a partir do momento que os corpos entram em contato e termina quando suas velocidades tonam se iguais. Depois da colisão a velocidade entre os corpos reduz gradativamente e se transforma em outras formas de energia:

- energia potencial elástica - se refere ao trabalho desenvolvido nas deformações elásticas.

- energia térmica - é a energia que está relacionada ao aquecimento dos corpos.

- energia sonora - é o barulho produzido por ocasião do impacto.

- trabalho - são as deformações permanentes.

A fase de deformação sempre vai acontecer numa colisão. O momento que a velocidade relativa entre os corpos se anulam, portanto os corpos envolvidos na colisão atingem a mesma velocidade, chega ao fim da fazer de deformação.

Fase de restituição

Inicia a partir do momento que termina a fase de deformação, ou seja, tem inicio no instante que a velocidade dos corpos se igualam, e encerra no momento que os corpos se separam. Assim durante esta fase as deformações elásticas somem e a energia potencial elástica armazenada, sendo retransformada em energia cinética.

Coeficientes de restituição

Ao ser analisada a velocidade relativa entre os corpos, antes de uma colisão, é conhecida de velocidade de aproximação, é calculada sua intensidade pela seguinte formula:

Vap= VA – VB

Depois da colisão a velocidade relativa entre os corpos, é chamada de velocidade de afastamento, é utilizada a seguinte formula pra calcular sua intensidade.

Vaf= V’B – V’A

Tipos de colisão

Existe dois tipos de colisão, que são:

Colisão elástica -> nesta colisão não há dissipação de energia, é conhecida como colisão perfeitamente elástica ou colisão elástica.

Colisão inelástica -> Esta colisão pode ser subdividida em dois tipos, que são:

• Parcialmente elástica ou parcialmente inelástica (0 < e < 1) é o momento que há dissipação de energia.

• Perfeitamente inelástica (e = 0) não possui a fase de restituição, pois os corpos permanecem unidos após a colisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com