TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comitê De Política Monetária ( Copom)

Ensaios: Comitê De Política Monetária ( Copom). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Comitê de Política Monetária ( Copom)

Para estabelecer as diretrizes da politica monetária e de definir a taxa basica de juros, foi criado em 20 de Junho de 1996 o comitê de politica monetária ( copom), visando maior transparência ao processo decisório, a exemplo do que já era adotado por outros paises.

Pelo decreto n 3.088, em 21 de Junho de 1999, as decisões passaram a ter como objetivo cumprir as metas de inflação definidas pelo conselho monetario nacional. Caso as metas não fossem atingidas, caberia a divulgação pelo presidente do banco do Central em Carta aberta ao Ministro da fazenda, os motivos pelo descumprimento, as providências a serem adotada e o prazo para retorno das taxas de inflação ao limites estabelecidos.

Atualizado no que se refere ao seu objetivo o Copom visa implementar a politica monetária, que são atuações das autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico, definir a taxa Selic que é utilizada para financiamentos diários e o seu eventual viés, que é a tendência de elevação ou queda da taxa de juros e é utilizada como direção para alteção da meta pelo Presidente do Banco Central e analizar o relatório de inflação.

As reuniões são divididas em duas sessões: a primeira abrange inflação, nível de atividade, evolução dos agregados monetários (M1, M2, M3 e M4), finanças públicas, balanço de pagamentos, economia internacional, mercado de câmbio, reservas internacionais, mercado monetário, operações de mercado aberto, avaliação prospectiva das tendências da inflação e expectativas gerais para variáveis macroeconômicas tais como taxa de câmbio, inflação, taxa de juros e dívida pública, analizados por chefes de departamento e gerente-executivo.

A segunda sessão realizada após as projeções atualizadas da inflação, são apresentados pelos membros do comitê, sem direito a voto, pelo chefe de departamento de Estudos e pesquisas, os diretores de politica monetária e de politica Econômica, as alternativas para taxa de juros a curto prazo e recomendações baseadas na politica monetária. Assim procede a votação e a decisão é divulgada à impresa ao mesmo tempo que divulgado o comunicado através do sistema de informações do Banco Central ( Sisbacen).

O relatório de inflação é publicado semestralmente, a qual traz detalhes sobre a conjuntura econômica e financeira do país e apresenta projeções para taxa de inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com