TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comitês de Ética em Pesquisa

Por:   •  26/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.998 Palavras (32 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOCENTE: SONGELI MENEZES FREIRE

DISCENTES: CRISLANE SANTOS DE MELO, CRISMILE SANTOS DE MELO, GENILSON PATY, ISABELE DOS SANTOS DIAS FONSECA, LORENA NASCIMENTO DOS SANTOS E MILENA CERQUEIRA BROTAS

GLOSSÁRIO SOBRE BIOÉTICA E ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO:

LETRAS C - D - E - S - U - T

Letra C:

CEP:

O CEP (Comitês de Ética em Pesquisa) é responsável pelos protocolos de pesquisa de baixa e média complexidade e são a porta de entrada para todos os projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. São interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Dessa forma, as análises que competem à Conep passam primeiramente no CEP e são automaticamente encaminhadas para análise na Conep.

Referência: Sobre o CEP | Comitê de Ética em Pesquisa (unipampa.edu.br)

Conselho Nacional de Saúde - Ética em Pesquisa (saude.gov.br)

CEUA:

A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) desempenha papel consultivo e educativo, promovendo a reflexão ética sobre a atividade científica envolvendo animais, além de analisar e qualificar as atividades experimentais no âmbito da instituição. Os projetos aprovados recebem licença concedida pela comissão, após análise e aprovação dos respectivos protocolos (Resolução Nº 21/2015).

Referência: Ética no Uso de Animais (CEUA) | Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz PE

Ciência:

O termo “ciência” é derivado do latim scientia, que significa “conhecimento”. A ciência é uma forma de obter conhecimento por meio de um sistema composto por etapas que compõem o método científico. Tem como característica o questionamento das crenças. Desse modo, para se chegar a algo conclusivo, os estudos passam por uma série de testes e averiguações com o intuito de comprovar e afirmar algo ou alguma questão. É essencial para o desenvolvimento da sociedade e, no mundo moderno, tem um papel de destaque. Contribui, inclusive, para o desenvolvimento de soluções para uma vida mais prática, confortável e segura.

Referência:  O que é ciência: tudo o que você precisa saber sobre essa questão (r7.com)

Clones:

A clonagem é uma forma de reprodução assexuada que existe naturalmente em organismos unicelulares e em plantas. Este processo reprodutivo se baseia apenas em um único patrimônio genético. Nos animais ocorre naturalmente quando surgem gêmeos univitelinos. Neste caso, ambos novos indivíduos gerados têm o mesmo patrimônio genético. A geração de um novo animal a partir de outro pré-existente ocorre apenas artificialmente em laboratório  Os indivíduos resultantes deste processo terão as mesmas características genéticas cromossômicas do indivíduo doador, ou também denominado de original.

Referência: clone/Goldim  <https://www.ufrgs.br/bioetica/clone.htm>.

Comunidade:

Comunidade é um substantivo feminino usado em sentidos diversos. É um grupo local, de tamanho variável, integrado por pessoas que ocupam um território geograficamente definido e estão irmanados por uma mesma herança cultural e histórica.

Referência: Significado de Comunidade (O que é, Conceito e Definição). <https://www.significados.com.br/comunidade/>.

CONCEA:

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) é órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, constituindo-se em instância colegiada multidisciplinar de caráter normativo, consultivo, deliberativo e recursal. Dentre as suas competências, destaca-se a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino ou pesquisa científica, bem como estabelecer procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal.

Referência:  CONCEA - UNIFOR-MG (uniformg.edu.br)

CONEP:

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP- é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde - CNS, criada através da Resolução 196/96 e com constituição designada pela Resolução 246/97, com a função de implementar as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, aprovadas pelo Conselho. Tem função consultiva, deliberativa, normativa e educativa, atuando conjuntamente com uma rede de Comitês de Ética em Pesquisa - CEP- organizados nas instituições onde as pesquisas se realizam.  

Referência: Conselho Nacional de Saúde (saude.gov.br)

Confidencialidade:
A confidencialidade implica num pressuposto - a confiança - que um indivíduo possui de que qualquer informação compartilhada será respeitada e utilizada somente para o propósito para o qual foi revelada. Assim, a informação confidencial é tanto privada quanto voluntariamente compartilhada, numa relação de confiança e fidelidade.

Referência: Styffe EJ. Privacy, confidentiality, and security in clinical information systems: dilemmas and opportunities for the nurse executive. Nurs Admin Q 1997;21:21- 8.

Conflito:

O conflito pode ser definido como uma situação de tensão ou confronto entre duas, ou mais partes, caracterizada por interesses, objetivos ou necessidades incompatíveis. Essas partes podem ser indivíduos, grupos, organizações ou até mesmo nações. O conflito surge quando há uma divergência de opiniões, valores, expectativas ou recursos, e as partes envolvidas não conseguem chegar a um consenso ou acordo satisfatório.

Referência:  Conflito: O que é, significado - Resumos Só Escola (soescola.com)

Consciência negra:

É a percepção da pessoa negra em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus antepassados.

Referência: https://www.geledes.org.br/consciencia-negra-significado/ 

Consentimento:
Todo indivíduo tem direito de consentir ou recusar propostas de caráter preventivo, diagnóstico ou terapêutico que tenham potencial de afetar sua integridade físico-psíquica ou social. O consentimento deve ser dado livremente, após completo esclarecimento sobre o procedimento, dentro de um nível intelectual do paciente; renovável e revogável. Para Hewlett, o consentimento apenas é aceito quando possui informação, competência, entendimento e voluntariedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.3 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com