TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Educação A Distância Pode Contribuir Para A Melhoria Da Educação No Brasil

Exames: Como A Educação A Distância Pode Contribuir Para A Melhoria Da Educação No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 2

A educação a distância pode e deve contribuir muito para a melhoria da educação no Brasil pela democratização do acesso ao ensino e aprendizado, agregando elementos tradicionais do ensino aos mais inovadores; ou seja, tutores capacitados, livros didáticos, aulas bem elaboradas, vídeo aula adequada ao conteúdo, aulas e provas via internet e satélite e uma boa forma de utilizar a educação e a tecnologia. Esses são passos e exigências para a garantia de qualidade.

Há ainda no Brasil conceito negativo do ensino a distância fazendo com que muitas pessoas não consigam perceber a qualidade dessa modalidade de ensino. Qualidade essa que depende muito dos instrumentos utilizados, da estrutura, da capacitação dos professores, assim como o material utilizado. É importante temos em mente que a má qualidade não é inerente aos cursos à distância, já que cursos presenciais também estão sujeitos a boa ou má qualidade também.

A educação a distância torna possível à pessoas ou grupos de pessoas terem acesso a educação, podendo levara mais pessoas a busca de conhecimento e uma formação universitária através dessa facilidade do ensino à distância.

A medida que as instituições particulares e privadas passam a conhecer a educação a distância, sua tecnologia e desenvolvimento, sua dinâmica, a utilização de diversos recursos de qualidade, esse preconceito tende minimizar, e com isso aumentar seus investimentos nesse segmento de ensino.

O IESD é um bom exemplo de instituição focada no ensino à distância que utiliza de tecnologias, livros e bons tutores para mediação dos alunos, garantindo assim, qualidade que se deseja.

Uma medida para garantir a qualidade no ensino, tanto para o ensino presencial, quanto à distância, foi a adoção da primeira Reforma Democrática da Educação Superior implementada pelo MEC, que tem por finalidade estabelecer mecanismos de avaliação que possibilitam a geração e analise de indicadores que permitem o estabelecimento de padrões mínimos de qualidade. Outra estrategia para elevar o nível de qualidade de educação a distância é garantir financiamento para a educação. A democratização do ensino é outro fator que contribui diretamente no aumento do grau de escolaridade e o EAD tem contribuído bastante neste aspecto, abrangendo populações de regiões distantes e de difícil acesso À rede de ensino, cujas condições econômicas são pouco favoráveis. Para Jairo Jorge, quebrando a desigualdade educacional, é possível quebrar a desigualdade de renda em até 50% E possibilitar o crescimento do PIB(Produto Interno Bruto) em ate 9% ao ano.

Os critérios para a qualidade da educação segundo ele é sermos portadores de conhecimento, " precisamos decodificar o mundo".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com