TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GOL LEVANTA VÔO

Trabalho Escolar: A GOL LEVANTA VÔO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  1.423 Visualizações

Página 1 de 3

1-Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.

R: A idéia era estabelecer uma companhia de baixas tarifas para atender a demanda das classes mais baixas, que abrem mão de regalias e serviços luxuosos nas aeronaves. Esse seria o diferencial das demais empresas de companhia aérea, o perfil de baixo custo, de baixas tarifas.

2-Quais lhe parecem ser a visão e a missão da Gol?Você acha que elas mudaram ao longo dos anos?

R: A missão da Gol era atender os níveis de classe sócias mais baixas,com um custo e tarifas baixas,esse seria o grande diferencial das demais companhias aéreas que no momento estavam com graves problemas financeiros, devido o esgotamento dos modelos tradicionais na aviação civil brasileira.A visão da Gol era estabelecer sua estratégia para lidar com a reação das concorrentes e manter seu crescimento,elevando sua participação no mercado.

3- Faça uma analise SWOT para o inicio das operações da Gol.

R: Pontos fortes: Funcionários experientes no mercado, tarifas e custos mais baixos, companhia mais moderna e sem o passivo das tradicionais, crescimento continuo.

Pontos fracos: Pouca credibilidade, pois havia no mercado grandes empresas no ramo aéreo, que tinham grande destaque.

Comentário por HELOISE FRANCIELI BIANCHI, 3 anos atrás Responder

Trabalho postado por: Heloise F. Bianchi

2 Parte do trabalho.

4- Segundo a tipologia de Michel Porter, qual é a estratégia de negocio seguida pela Gol?Quais são suas principais vantagens competitivas?

R: O modelo de estratégia baseava-se em cinco princípios: Só realizar vôos domésticos; Reduzir gastos com serviço de bordo; Aumentar a produtividade por avião, diminuindo o tempo que os aparelhos permanecem no solo; Ter boa frota homogênea e econômica, reduzindo despesas com manutenção e combustível; utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobradas das empresas são menores.Esse perfil se encaixava no modelo de baixo custo,baixas tarifas,que vinha transformando pequenas companhias em grandes sucessos por todo mundo.

5- De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

R: A Gol manteve sua estratégia para continuar reduzindo os preços e mantê-los abaixo dos das concorrentes. Seu objetivo é continuar inovando, buscando novas tecnologias, mantendo uma frota moderna e elevando sua produtividade por aeronave. Além disso, a Gol pretende continuar aumentando sua base de clientes por meio da oferta de vôos em rotas muito demandadas e em rotas pouco atendidas pelos seus concorrentes.

6- Utilizando a matriz BCG e a matriz GE/Mckinsey, qual é a posição ocupada pela Gol,no inicio das operações e atualmente,no portifólio de negócios da holding Áurea?E qual a posição das empresas de ônibus?

R: No inicio de sua atividade, a Gol tomou a decisão de não operar rotas e internacionais concentrando-se nas principais rotas locais. A empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com