TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Aplicar Competencias Na Empresa

Pesquisas Acadêmicas: Como Aplicar Competencias Na Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Como aplicá-la na empresa?

Um importante aspecto na gestão de conhecimentos é identificar quais são as competências fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio. É o que chamamos de gestão de competências. Com isso, podemos ver quais serão, por exemplo, os treinamentos necessários para seus funcionários para o melhor fluxo de seu negócio.

Um exemplo da gestão de competências é, em uma empresa de desenvolvimentos de software, a identificação da necessidade do conhecimento de determinada linguagem de programação. Com isso, caso seus funcionários ainda não a possuam, você poderá enviar algum deles para um treinamento em uma certificação nesta linguagem. É importante não confundir qualquer tipo de treinamento com a gestão de competências, que é especificamente a identificação das competências necessárias para o crescimento, ou melhor, funcionamento da sua empresa.

Optar por uma Gestão abrangendo todas as áreas certamente terá que desenhar vários modelos respeitando nossas diversidades de atuação de todas as áreas. Certamente os empregados operacionais precisam demonstrar algumas competências diferentes do que empregados de áreas administrativas. Nesses casos, é comum desenhar um grande ‘dicionário geral’ de competências e depois definir para que áreas ou cargos elas se refiram.

Há também modelos mistos que misturam competências consideradas ‘estratégicas’ ou ‘comuns’ (que todos devem demonstrar, por exemplo, Pro atividade, Comportamento Ético) com competências ‘gerenciais’ para gestores (por exemplo, Tomada de Decisão) e com competências específicas para grupos de profissionais (Criatividade, por exemplo, para a área de Pesquisa e Desenvolvimento).

Na opinião da nossa consultoria, implantar Gestão por Competências numa empresa inteira não é tarefa simples para a área de RH. Por isso, começar com um projeto piloto numa área da empresa e, se o RH sentir-se seguro com esse aprendizado sugerir que seja estendido a outras áreas.

:

Tipo Significado Títulos

Corporativas ou Estratégicas Voltadas para o negócio/vendas Leitura do Cenário Externo

Visão Estratégica

Foco em Resultados

Gestão Condução de Equipes e Ações Planejamento e Organização

Liderança Diretiva

Influência

Contribuição Individual O que os indivíduos põem em ação Auto-Confiança

Flexibilidade (Jogo de Cintura)

Integridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com