TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCER-Uma Nova Forma De Trabalho

Ensaios: FREELANCER-Uma Nova Forma De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Um novo modelo de trabalhador surge no mercado, e está se valorizando a cada dia: o freelancer. Pessoas que tem como objetivo um trabalho informal, sem regras, horários ou burocracia.

Esse tipo de colaborador é contratado para serviços temporários, para elaboração de um projeto, cumprindo um determinado tempo para ser feito, devendo ser exatamente como o contratante quer. Esse trabalho tem suas consequências, vantagens e desvantagens.

No texto a seguir será apresentado, além dessa forma de trabalho, a organização de grandes empresas como o gigante Google e o milionário Facebook, e sua colaboração em relação aos freelancers.

FREELANCER – UMA NOVA FORMA DE TRABALHO

O mercado de trabalho traz, além de uma variada gama de ofertas, uma grande quantidade de profissionais que não tem interesse neste mercado formal e burocrático, a eles dá-se o nome de freelancers, um termo em inglês que significa profissional autônomo, no Brasil também é conhecido como “freela” ou “frila”. Esse profissional trabalha sem vínculo empregatício. Esse tipo de negócio se torna mais comum no mercado de trabalho haja visto que não há necessidade de uma contratação formal.

Empresas que tem por objetivo trabalho rápido e de qualidade sem vínculos aderem aos freelancers, pois o trabalho é feito em um determinado tempo e com satisfação garantida ao cliente. Empresas que solicitam esse tipo de trabalho são empresas consideradas por Jack Welch “sem-fronteiras”, como o nome já sugere elimina fronteiras e substitui departamentos por equipes autônomas. Jack Welch através de sua teoria descentraliza o trabalho dando oportunidade a pessoas dispostas a trabalhar sem vínculos a empresa, ao contrário da teoria burocrática, onde a padronização, regras e autoridade centralizada se fazem presente.

Muitas empresas estão aderindo a novas formas de administração, deixando de lado a forma clássica para optarem pela teoria comportamental, que é o estudo das necessidades humanas onde o mesmo passa de ser um mero produtor para um colaborador.

Uma dessas empresas é a multinacional Google, ela oferece serviços on-line e softwares. A mesma tem sede nos Estados Unidos e foi criada em setembro de 1998, é considerada um fenômeno na área empresarial de tecnologia. O tom de informalidade é visto e reconhecido pela sociedade, pois é nesse ambiente onde os colaboradores podem dormir jogar, brincar e interagir entre si, onde surgem as melhores e maiores ideias para empresa.

Uma das principais políticas da empresa é a valorização de seus funcionários, possuindo uma grande política de remuneração e reconhecimento aos seus colaboradores, que retém talentos para si. Em um ambiente informal onde roupas clássicas não são obrigatórias, os mesmos podem desenvolver seus próprios métodos e culturas, favorecendo a inovação. Outra estratégia da Google é oferecer serviços gratuitos e de alta qualidade a seus usuários tornando-a uma das cinco melhores empresas para se trabalhar no mundo, na Google o ser humano é considerado a parte mais valiosa da mesma. Um exemplo disso é uma política chamada de Innovation Time Off, onde os engenheiros da Google são encorajados a gastarem 20% de seu tempo de trabalho de projetos que lhes interessam, assim proporcionando uma qualidade de serviço cada vez maior.

A empresa além de ter seus próprios colaboradores investe em compras de softwares criados por pessoas sem vínculo a empresa, os freelancers estão sempre criando algo novo para oferecer, e nisso pondo cada vez mais produtos no mercado favorecendo assim colaboradores e usuários sedentos por novos produtos.

O Facebook por sua vez foi fundado em 2004 por Mark Zuckerberg e alguns estudantes da Universidade de Harvard. A composição do site foi inicialmente limitada pelos fundadores aos estudantes da Universidade de Harvard, mas foi expandida para outras faculdades na área de Boston, da Ivy League e da Universidade de Stanford. O site gradualmente adicionou suporte para alunos em várias outras universidades antes de abrir para estudantes do ensino médio e, eventualmente, para qualquer pessoa com 13 anos ou mais. A empresa foi crescendo e desenvolvendo recursos a sua rede social, o Facebook hoje é considerado se não mais, mas uma das maiores redes sócias da atualidade, e em agosto de 2011 atingiu mais de 1 bilhão de usuários.

O desenvolvimento da empresa em 8 anos reflete a combinação entre um serviço excepcional a uma estratégia inovadora de liderança firme e consciente, assim tornando-a uma cultura organizacional dinâmica e vencedora chamada por eles de ‘’The Hacker Way’, o jeito hacker em português. Disseminado em toda empresa, foi uma grande contribuição para o crescimento da mesma, apesar da palavra hacker possuir uma conotação negativa para alguns, ele utiliza a palavra para expressarem ou executar algo de forma rápida e testar os limites de que são feitos. O Facebook é uma das empresas mais valiosas do mundo, ela utiliza além de seu método próprio a estrutura sem fronteiras, pois utiliza de forma administrativa o uso de ferramentas as quais são valorizadas pelos colaboradores, uma vez que todas as equipes interagem entre si e quebrando o vínculo entre elas, o trabalho se torna mais agradável.

O uso dessa forma de administrar proporciona cada vez mais ferramentas aos usuários da rede social, uma vez que sua equipe trabalha unida para criar e desenvolver modelos de programas e atalhos.

Apesar de serem empresas do mesmo ramo, elas possuem características diferentes de administração, o Google é uma empresa de tom informal, que deixa seus colaboradores a vontade para fazerem o que bem entenderem desde que de algum resultado isso é bem vindo à empresa, além disso, a empresa busca sempre fazer propaganda de si mesma, não é muito difícil de ver em jornais, sites e revistas a empresa e seus colaboradores, a mesma faz questão de mostrar o porquê ela é uma das melhores do mundo para se trabalhar, fazendo uma auto propaganda ela traz para consigo os melhores do mundo. Por sua vez o Facebook não faz questão de mostrar como a empresa funciona, deixando claro que um dos seus segredos do sucesso é a forma com que se mantêm enigmáticas perante as perguntas a respeito de sua empresa, além de criar um método próprio de administrar o Facebook abre as suas portas para agrupar seus colaboradores em uma mesma idéia, assim tirando as fronteiras dentro da empresa, e deixando seus colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com