TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Conhecer O Seu Lider

Trabalho Universitário: Como Conhecer O Seu Lider. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  5.501 Palavras (23 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 23

1. RESUMO

Este estudo foi realizado na empresa XYZ, de Belo Horizonte, do segmento de Call Center e teve como objetivo analisar a liderança entre os seus gestores. Foi realizado o levantamento de recomendações teórico / acadêmicas sobre a liderança e as influências das bases de poder. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Para a coleta de dados dos liderados foi aplicado um questionário estruturado sobre os estilos de liderança e outro sobre as bases de poder; já para os gestores, utilizou-se a entrevista semi-estruturada. Dentro dos resultados obtidos foram encontrados com frequência todos os estilos gerenciais abordados, com predominância do fator tarefa. Em relação às bases de poder, os resultados foram satisfatórios, com maior utilização da base de perícia em detrimento da coerção. Recomenda-se o desenvolvimento de melhorias em relação às recompensas existentes, uma vez que os gestores veem grande importância neste fator e o resultado obtido não indicou frequência na sua utilização.

Palavras-chave: Comportamento Organizacional. Liderança. Bases de Poder.

2. INTRODUÇÃO

2.1 O assunto e sua importância

Na Teoria Clássica, segundo Maximiano (2006) o enfoque das organizações era predominantemente técnico, preocupando-se quase que restritamente com os métodos de trabalho, produção em escala, produtividade e desempenho. As relações humanas de trabalho não eram foco de atenção naquele momento. Porém, no movimento da administração científica, surgiram pessoas que estudaram as relações humanas e os seus impactos nas organizações. Dentre eles destacam-se Mary Parker Follet, Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Munsterberg. Estes estudos prepararam o espaço para o enfoque comportamental humanista na teoria geral da administração.

Com o surgimento do enfoque no Comportamento Organizacional, que estudava o impacto dos indivíduos, grupo e estrutura sobre a eficácia da organização, o fator humano no desempenho do papel dos gerentes começou a ser explorado, dando ênfase às questões relacionadas à Liderança.

A liderança é o processo social onde as relações se estabelecem por meio das pessoas e das influências que exercem umas nas outras. O núcleo desse processo é composto pelos líderes, liderados, um fato e um momento. Tal processo ocorre em várias unidades sociais como em famílias, instituições, política, trabalho, esporte e organizações. Em qualquer um desses espaços é possível observar que toda pessoa é capaz de exercer influência sobre as outras, ou seja, toda pessoa é, potencialmente, um líder. (LIMONGI-FRANÇA; ARRELANO, 2002).

Chiavenato (1999, p. 257) acredita que a liderança é essencial às organizações e “é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em todas as demais funções da administração: o administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar”.

As organizações precisam de líderes que desenvolvam as habilidades de suas equipes, tornando-as mais eficientes, produtivas, inovadoras e integradas. A partir dessa necessidade, a liderança passou a ser um assunto amplamente discutido. A todo o momento surgem novas abordagens, treinamentos e estratégias para o desenvolvimento desta habilidade que é um desafio para os gestores.

2.2 Problema de Pesquisa

A liderança é um aspecto muito importante nas organizações, chega a ser relacionada à organização e a direção das pessoas e organizações, como salienta Smircich e Morgan apud Bergamini (1997, p.205):

O conceito de liderança permeia e estrutura a teoria, bem como a prática das organizações; portanto, a forma pela qual se configura a compreensão da natureza de uma ação organizada e suas possibilidades. [...] a ausência de liderança é frequentemente vista como uma ausência de organização. Muitas organizações ficam paralisadas em situações nas quais as pessoas apelam por ser dirigidas, sentindo-se imobilizadas e desorganizadas quando não estão sendo orientadas.

Maximiano (2006) afirma que a liderança tem um papel extremamente importante nas organizações de todos os tipos e ressalta que a liderança não esta relacionada somente a qualidades sobrenaturais.

No entanto, as pessoas que têm liderança são comuns em muitas situações, nas organizações e na vida social. A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, fundadores de nações ou dirigentes de religiões, mas também em treinadores de equipes esportistas, comandantes militares, regentes de orquestras, professores e todos os tipos de administradores de organizações. Cada uma dessas figuras tem objetivos próprios, cuja realização depende de outros. Em grande parte, é sua capacidade de liderança que está no foco quando se avalia o sucesso ou fracasso dos outros, na realização desses objetivos. (MAXIMIANO, 2006, p. 276).

Muitos autores afirmam que a liderança não é inata aos indivíduos, Bergamini (1994) afirma que o conceito da liderança muitas vezes é confundido com um dom que influencia inexplicavelmente as outras pessoas. Strogdil citado por Limongi-França; Arrelano (2002), afirma que “uma pessoa não se torna um líder por possuir alguma combinação de traços; o padrão das características pessoais do líder precisa manter alguma relação relevante com características, atividades e objetivos dos seguidores”.

A partir das exposições é apresentado o seguinte problema: Como se encontra a liderança na empresa XYZ?

2.3 Objetivos

2.3.1 Objetivo geral

O objetivo geral deste trabalho é analisar a liderança na empresa XYZ.

2.3.2 Objetivos específicos

São objetivos específicos deste trabalho:

Identificar as recomendações teórico/acadêmicas sobre a liderança;

Analisar a percepção dos subordinados sobre a liderança;

Analisar a percepção dos gestores sobre a liderança.

2.4 Justificativa

Bergamini (1994) afirma que dentro dos diversos aspectos estudados sobre liderança, é perceptível que alguns autores se preocuparam exclusivamente com os traços da personalidade que tornavam os líderes eficazes; outros buscaram averiguar o que o líder faz e assim definiram alguns tipos de liderança; houve também os que determinavam que a eficácia do líder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com