TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Elaborar Atividades

Trabalho Escolar: Como Elaborar Atividades. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 5

Como elaborar atividades - e com mais prazer

Um roteiro para o professor gerar inspiração

Uma das coisas que um professor certamente precisa ter com regularidade é a inspiração para gerar atividades, seja para as aulas, seja para as avaliações. E, para estas, não convém que ele repita atividades, porque os alunos muitas vezes já as conhecem. Mas inspiração é algo que nem sempre vem; o que fazer nos momentos de "branco"? Esta matéria descreve uma estrutura de pensamento para gerar essas inspirações, ou seja, ao invés de esperar a fruta cair, sacudir a árvore. Adicionalmente, e baseados nos resultados de um curso ministrado on-line, também indicamos como gerar atividades que proporcionem mais prazer a quem as faz.

Nosso roteiro enfoca dois componentes de uma atividade didática: estrutura e tema. A estrutura consiste dos tipos de atividades, em geral relacionadas às habilidades e conhecimentos da disciplina. Se for programação de computadores, por exemplo, elaborar um programa é uma delas, assim como achar erros ou completar um programa. No caso de Biologia, pode ser apresentar uma situação cotidiana e solicitar aplicação de conceitos aprendidos. Se Português, tema análise sintática, pode ser fazer uma análise completa, reconhecer inconsistências, completar, criar exemplos. Você, que conhece bem sua disciplina, é o melhor para fazer isso.

Um outro aspecto da elaboração de atividades é encontrar temas, que são o conteúdo das estruturas, assim como os móveis são o conteúdo da estrutura chamada casa. E aí há muitas opções. Grandes áreas, como comércio, publicidade, lazer, publicações, televisão. Temas cotidianos, como clube, esportes, notícias, polícia, a escola, acontecimentos recentes. O grau de generalidade/especificidade pode ser bem variado: o tema pode ser todo o sistema solar ou simplesmente algo que lhe aconteceu outro dia.

A idéia essencial aqui é, se a inspiração não estiver fluindo, segmentá-la e fazer uma coisa de cada vez: ora definir estrutura, ora buscar temas. Buscar temas sem o compromisso de encaixá-los em estruturas de atividades é certamente mais simples, você vai achar milhares. O contrário também vale: buscar apenas estruturas de atividades também é mais fácil. Vale ainda a metáfora da casa: você pode construi-la e depois mobiliá-la, pode bolar a sala dos seus sonhos e completar o projeto a partir dela ou pode ser ainda que a inspiração venha completa.

Uma vez tendo estruturas e temas, você os combina em pares e vê o que acontece. O que vai acontecer é que a mesma estrutura de atividade pode combinar com vários temas, e um mesmo tema pode servir a várias estruturas. Algumas possibilidades não vão ser ou parecer viáveis, mas a essa altura você já terá tantas possibilidades que não vai se apegar a nenhuma.

Introduzindo prazer

Você deve estar se perguntando o que a Julia Roberts está fazendo ali em cima. Ela está ilustrando um princípio para acrescentar um pouco de prazer às atividades. Antes, vamos lembrar um pouco de como sentimos prazer.

Temos pelo menos três tipos de fontes de prazer: o prazer durante, o prazer antecipado e o prazer lembrado. Tomar um sorvete e dar um beijo proporcionam prazer quando estão acontecendo. Já o prazer antecipado é quando temos uma visão de algo que sabemos que vai acontecer, como entrar de férias, e já vamos antegozando os prazeres, às vezes com um pouco de ansiedade. Também podemos sentir prazer quando nos lembramos de um prazer sentido; lembre-se por exemplo de um dos maiores prazeres que você já sentiu na vida. Esses três tipos estão relacionados: a gente antecipa que o prazer vai se tornar presente em algum momento, e re-sentimos um prazer quando nossas lembranças são vívidas e realistas. Em síntese, o prazer é decorrente de uma ação perceptiva: percebemos como se estivesse acontecendo agora, seja uma lembrança, seja o presente, seja algo imaginado.

Antecipar prazer é um dos fatores essenciais da motivação: quem consegue se decidir a fazer algo sem achar que vai sentir qualquer espécie de prazer, todo o tempo? Mas há muitos alunos que não sentem prazer quando estão em classe, o que faz inclusive com que antecipem desprazer (o que, ironicamente, é uma forma de provocá-lo).

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com