TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Escrever Um Projeto De Pesquisa Para Bolsa

Dissertações: Como Escrever Um Projeto De Pesquisa Para Bolsa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

A pesquisa acadêmica está entre as atividades mais importantes em uma universidade de qualidade. Através de projetos de pesquisa desenvolvidos nesses centros, alunos e professores produzem pesquisa com potencial de inovação que, freqüentemente, refletem em publicações de artigos científicos em periódicos especializados.

Uma das dúvidas mais correntes entre alunos de universidades e pesquisadores iniciantes é sobre como escrever um bom projeto de pesquisa para submeter a agências de financiamento de pesquisa.

Este artigo trata especificamente da obtenção de bolsas em agências brasileiras, mas os requisitos do projeto de pesquisa são aplicáveis a qualquer situação similar no mundo. Aqui, serão tratados os passos comuns para submeter pedidos de bolsas para a FAPESP (Estado de São Paulo) e o CNPq (nacional).

Os passos para escrever um bom projeto de pesquisa são similares à escrita de um bom artigo científico, com algumas pequenas excessões. O primeiro passo é, naturalmente, definir o tema do projeto e a área de atuação. O tema precisa ser bastante definido e específico, já que como bolsista o pesquisador terá tempo e recursos limitado para desenvolver sua pesquisa, e precisará prestar contas do andamento às agências financiadoras. É necessário também, na maioria dos casos, ter um professor orientador que o aceite como orientando, ou seja, que seja o tutor da pesquisa.

Definidos tema e orientador, é preciso preparar o projeto de pesquisa propriamente dito. De modo geral, os projetos são compostos por seis partes: resumo, introdução e justificativa, objetivos, cronograma de execução, material e métodos e análise dos resultados. (1)

O resumo, na ordem requisitada pelas agências, ocupa o primeiro lugar no projeto. No entanto, geralmente é mais produtivo escrevê-lo quando o projeto está concluído. Este item deve ser um curto resumo, de no máximo 20 linhas, sobre o projeto apresentado. Sua estrutura deve conter informações sobre toda a estrutura maior do projeto (sobre o quê se trata, quais os objetivos, qual o cronograma, quais os materiais e métodos e a forma de análise que será escolhida para os resultados.

Em seguida, vem a introdução. Nesta seção, o candidato deverá escrever uma concisa introdução sobre o tema abordado, sempre trazendo referências bibliográficas relevantes para o projeto. Essa fundamentação teórica é crucial para que os avaliadores saibam qual o nível de conhecimento do candidato na área. É preciso, também, fornecer uma justificativa sobre por quê é importante estudar o tema que se apresenta ali. A próxima etapa, concluída a introdução, é escrever a seção de objetivos. Nesta seção, o candidato deverá explicitar de forma clara e resumida quais os objetivos de sua pesquisa. A definição de objetivos claros e realistas é crucial para o bom andamento da pesquisa, e para planejar bem a próxima seção do projeto: plano de trabalho e cronograma de execução. Nessa seção, deve-se fazer um cronograma mês-a-mês da pesquisa, em que se detalha o que será feito (levantamento da bibliografia, coleta de dados, análise, redação de artigos, etc).

A quinta seção, denominada “Material e métodos”, deve incluir a descrição exata dos materiais e da metodologia empregada. Isso pode variar dependendo da área de atuação, e para algumas grandes áreas, como Humanidades, inclui poucos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com