TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Com Que Seu Aluno Se Compreenda Como Sujeito Construtor Da Realidade Social

Pesquisas Acadêmicas: Como Fazer Com Que Seu Aluno Se Compreenda Como Sujeito Construtor Da Realidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 3

Como fazer com que seu aluno se compreenda como sujeito construtor da realidade social

As rápidas mudanças ocorridas na sociedade e o grande volume de informações estão refletindo-se no ensino, exigindo que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas que seja um ambiente estimulante, que valoriza a invenção e a descoberta, que possibilite à criança percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa, que proporcione um movimento de parceria, de trocas de experiências, de afetividade no ato de aprender e desenvolver pensamento crítico e reflexivo. A escola pode proporcionar aos alunos, momentos de reflexão de qualidade distinta daquela exercida no âmbito da família, da igreja e dos meios de comunicação e cabe ao professor ser mediador desses momentos.

É necessário que o aluno conheça os aportes históricos e socioculturais, que contemplam o pertencimento de classes, de gêneros, ou de etnia, os valores presentes em cada família e na comuinidade, a caracterização da contemporaneidade especialmente no que se refere a crise da autoridade, a fragilidade da instituição família, a violência urbana, dentre outros, que gradativamente tem significado a negação do direito à infância e a precoce inserção na vida adulta. Por isso é necessário que o professor busque em seu aluno o desenvolvimento de competências e habilidades que ele precisará dispor na vida em sociedade.

É fundamental para o aluno que ele se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade. Para que isso aconteça é necessário que o professor busque um maior aperfeiçoamento para desenvolver em seu aluno a construção de um saber consciente, crítico e reflexivo, levando em consideração os fatos e a realidade do dia a dia respeitando as experiências de vida de seus alunos, além de encorajar os mesmos a descobrirem suas prórpias soluções e levantarem seus próprios questionamentos, visto que o ser humano aprende, à medida que vivência experiências e desenvolve o pensamento.

O aluno precisa entender que ele é um cidadão em potencial e cabe ao professor estimular o mesmo a navegar pelo conhecimento, fazer suas próprias descobertas e desenvolver sua capacidade de observar, pensar, comunicar e criar. É necessário que o educador utilize metodologias inovadoras (atidades contextualizadas, intervenção pedagógica, simulados, etc.) que promovam a motivação, a alegria e o interesse nos educandos, lembrando que o aluno é sujeito de múltiplas relações. E é imprescindível analisar as formas de pensar e aprender dos alunos para assim, desenvolver estratégias de ensino que partam das suas condições reais, inserindo-os no processo histórico como agentes. Os educandos devem sentir-se estimulados a aplicar seus esquemas cognitivos e a refletir sobre suas próprias percepções nos processos educacionais, de modo que avancemem seus conhecimentos e em suas formas de pensar e perceber a realidade.

O professor detendo mais experiência, funciona intervindo e mediando a relação do aluno com o conhecimento. Atuando como elemento de intervenção de forma explícita, deve ouvir seus alunos e participar com eles do processo de ensino-aprendizagem além de ensinar objetivando o sucesso futuro do aprendiz e de incentivá-los para que construam saberes múltiplos que promovam a transformação da realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com