TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ALUNO COMO SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE

Artigo: O ALUNO COMO SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 4

O ALUNO COMO SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO ..................................................................................................3

2- DESENVOLVIMENTO.......................................................................................3

3- CONCLUSÃO....................................................................................................4

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................5

2- INTRODUÇÃO:

Percebemos que a educação do século XXI nos apresenta novas concepções fazendo com que o professor tenha que ter um novo olhar em relação à leitura de mundo, à percepção do aluno e de si próprio como sujeito de múltiplas relações, etc.

Para que o professor desenvolva esta consciência e promova esta mudança faz-se necessário uma boa formação que abarque também aspectos psicológicos, filosóficos, sociais, históricos, que vão embasá-lo, possibilitando a reflexão de sua prática escolar e, posteriormente, a modificação de sua postura profissional. Desta forma a escola passará a ser um lugar de criação, de produção de saber, não servindo apenas para reproduzir uma história, mas será o lugar para pensar a história, com vistas à formação de sujeitos críticos e transformadores possibilitando que eles se vejam como indivíduos construtores da realidade social, produtores da história.

2- DESENVOLVIMENTO:

É papel da escola formar cidadãos, dar ao aluno os ensinamentos de que eles

necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Isso só acontece, se a escola definir como meta o trabalho crítico com os conteúdos a serem estudados pelos educandos. Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É preciso que a escola compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meio social. É preciso atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida.

O professor deve considerar que o aluno está em formação e deve ser visto em sua totalidade. Desta forma, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la. Para que isto aconteça, o professor deve buscar uma prática pedagógica que supere a visão tradicional do ensino que consiste na transmissão unilateral da informação e cópia – o que pouco contribui para a formação de um cidadão crítico – para uma postura reflexiva, preocupada com a aprendizagem, enfatizando a experiência, a investigação, a construção realizada pelo indivíduo. Observa-se, então, que a melhor metodologia é aquela que contribui para uma prática pedagógica que estabelece um diálogo entre aluno-professor e que contribui significativamente para que toda teoria possa ser contextualizada e efetivamente praticada no cotidiano, objetivando sempre o desenvolvimento do pensamento histórico do aluno.

Um exemplo de atividade em que o aluno constrói seu conhecimento pode ser utilizado quando queremos trabalhar conhecimentos cartográficos nas séries iniciais. Como espaço é um conceito muito abstrato para uma criança, é a partir da sua realidade, do seu espaço vivido, percebido e concreto que se deve começar o trabalho, começando do espaço mais próximo para os mais distantes.

As primeiras atividades devem envolver o próprio corpo da criança,

se apropriando do espaço através dos sentidos, brincadeiras que

envolvam habilidades como pular, andar, engatinhar, brincar de roda, com a bola, com cordas, entre outras. O professor pode utilizar ainda diversas atividades para trabalhar os conceitos de cartografia em sala de aula como maquetes, mapa do corpo, planta da sala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com