TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sujeito E A Realidade Social

Exames: Sujeito E A Realidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 4

O SUJEITO E A REALIDADE SOCIAL

A AÇÃO DO INDIVÍDUO COMO SUJEITO E OBJETO DA REALIDADE SOCIAL

A comunicação é um in trumento essencial em nossas vidas. Ele se difunde entre todos os povos do mundo sem distinção de ideologias, culturas, e níveis sociais, em sociedades simples ou complexas, atrasadas ou evoluídas atravessando as barreiras linguísticas. É a principal ponte de ligaçãoentre o passado e o tempo presente, pois o homem através de seus mitos e lendasdá a continuidade na transmissão de conhecimentos para uscarem a aprendizagem de sua cultura.

À medida em que os anos se passaram o ser humano foi dando por conta das suas necessidades materiais na sua lida diária e com isso, foi aprimorando cada vez mais sua capacidade de evolução. Inicialmente ele via os fenômenos naturais como expressões dos humores dos deuses ou seja, tudo que ocorria era entendido como um ato de Deus, de forma que O sagrado era a explicação de tudo.

Com o passar do tempo o teocentrismo foi se enfraquecendo porque o ser humano, conforme se desenvolvia física e psicologicamente, sentia mais claramente as suas necessidades, e assim foi ficando sofisticado intelectualmente, pois seu aparenlho de raciocínio foi se aprimorando na sua rota evolutiva e passou a buscar explicações racionais para os fenômenos que eram presenciados, de forma que ele foi tomando consciência de sí mesmo e dos seus semelhantes, consequentemente o centro de gravidade do mundo se deslocou da figura divina para o próprio homem criando um conflito de grandes proporções com a Igreja Católica, que até aquele momento era a detentora dos mistérios e explicações da vida.

No decorrer da história o homem vai se construindo como sujeito e dono do seu próprio destino dando início ao embrião da ciência e da sociedade moderna utilizando para a transformação do mundo exterior a sua capacidade de se adaptar e modificar o meio e a sí próprio pela sua curiosidade intelectual. Daí se vé que os mitos são diferentes da vida real, porém, aqueles tiveram uma enorme importância para estimular a curiosidade humana e com isso, fazer o “homo-sapiens” ir gradativamente comparando os mitos com sua vida cotidiana. Os mitos não só foram, como são importantes atualmentre nas muitas e distintas sociedades que atualmente existem.

O mito aparece em nossa vida diária na Psicologia, na Literatura, na Educação formal ou doméstica quando a mãe conta histórias aos seus filhos sobre seres fantásticos com o objetivo de educar as crianças. Os educadores utilizam figuras mitológicas afim de estimular comportamentos de coragem e e inc entivo, ou também para que eles internalizem conceitos morais, ou para precavê-los de desastres naturais ou violência urbana como exemplo do Japão e do Brasil respectivamente, os mitos das figuras de heróis podem ser convocados pelo educador. Eles são transmitidos pela linguagem que é assimilada pelos indivíduos ao longo de sua vida, são formados de códigos e é transmitida pela escrita ou oralmente, na escola ou em casa mediante gestos, atitudes, expressões faciais, e nfim, de infinitas formas. Eles são decodificados se transformando em informações pelo receptor e vira códigos morais e culturais que vem das gerações mais antigas e gradativamente vão sendo absorvidos pelo ser humano e se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com