TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Manusear De Forma Correta Substâncias Químicas

Trabalho Universitário: Como Manusear De Forma Correta Substâncias Químicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Como manusear de forma correta substâncias químicas

As substâncias químicas têm se tornado indispensáveis em nossas vidas, mantendo muitas de nossas atividades, prevenindo e controlando numerosas doenças e aumentando a produtividade agrícola. Os benefícios são incalculáveis, mas, por outro lado, elas podem colocar em risco nossa saúde e contaminar nosso ambiente. Todos nós estamos expostos a substâncias químicas tóxicas. Os danos que podem causar dependem de quantidade, duração e frequência da exposição, bem como da toxicidade inerente à substância e da sensibilidade do indivíduo. A quantidade pode ser pequena, mas algumas substâncias acumulam-se no organismo por longos períodos. Os efeitos da exposição a algumas substâncias podem ser notados após vários anos da exposição, embora efeitos relativos à exposição curta também possam ocorrer frequentemente e em concentrações elevadas. O profissional da área de saúde pode estar mais suscetível a estes riscos por lidar diretamente com essas substâncias.

O manuseio incorreto de substâncias químicas pode causar danos à saúde daqueles que a manuseiam, quer seja por manipulação diária como por acidentes. Há casos em que acidentes são causados por falta de orientação do manipulador em relação ao grau de risco que a substancia química apresenta, e para o manuseio seguro destas substâncias seria necessário o treinamento adequado para sua manipulação e a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ideais, diminuindo então o absenteísmo devido a acidentes e doenças.

Os riscos apresentados pelos produtos químicos dependem de sua reatividade. Não é possível estabelecer uma regra geral que garanta a segurança no manuseio de todas as substâncias químicas. É necessária uma avaliação considerando não só as características físico-químicas, a reatividade e a toxicidade, como também as condições de manipulação, as possibilidades de exposição do trabalhador e as vias de penetração no organismo.

No ambiente laboratorial há multiplicidade de riscos aos trabalhadores da área, sendo que, basicamente, parecem existir os: biológicos, físicos e químicos. Os primeiros são os responsáveis por infecções agudas e crônicas, ocasionadas por vírus, fungos e bactérias. Os físicos são aqueles causados pelas radiações, vibrações, ruídos, temperatura ambiental, iluminação e eletricidade. Os riscos químicos são os gerados pelo manuseio de uma variedade grande de substâncias químicas.

Cuidados na utilização de produtos químicos

A primeira regra é básica para qualquer trabalho em laboratório: nunca comer, beber, fumar ou aplicar cosméticos durante a manipulação de substâncias químicas. Nunca se deve pipetá-las substâncias químicas com a boca, nem tentar identificá-las através do olfato.

Ao se trabalhar pela primeira vez com uma substância, devemos nos familiarizar com as suas características através de leitura de um manual especifico.

Como as substâncias podem penetrar no corpo

No trabalho, a forma com que mais frequentemente a substância penetra no corpo é pela respiração. Durante a respiração o ar entra pelo nosso nariz e junto com ele podem vir as várias substâncias químicas que estive- rem no ambiente. Os danos que as substâncias pode- rão causar vão depender do tipo de substância que estamos respirando. Algumas poderão provocar irritação logo no nariz e na garganta, outros provocam dor e pressão no peito e outras podem ir até o pulmão. Na pele, o produto também pode dar problemas. Aí ele pode agir de duas formas: direto na pele ou penetrando nela. Se a substância for corrosiva ela pode provocar queimadura direto na pele.

Algumas substâncias também podem provocar reação alérgica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com