TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Montar Um Empreendimento

Ensaios: Como Montar Um Empreendimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MARIA FABIANA SOARES DOS SANTOS

COMO MONTAR UM EMPREENDIMENTO

Janaúba

2012

MARIA FABIANA SOARES DOS SANTOS

COMO MONTAR UM EMPREENDIMENTO

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

• Teorias da administração II

• Matemática

• Introduçaõ a contabilidade

• Introdução a economia

Profs: Dirceu Casa Grande Jr

Helenara Sampaio Figueiredo

Regina Malassise

Vânia de Almeida Silva Machado

Janaúba

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................5

2.1 O QUE FAZER QUANDO HÁ FALTA DE CAIXA NA EMPRESA.........................6

2.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICÍO........................................7

2.3 MERCADO NO QUAL A CACAU SHOW ESTÁ INSERIDA..................................9

2.4 CÁLCULOS MATEMÁTICOS...................................................................................9

3 CONCLUSÃO.....................................................................................................11

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................12

INTRODUÇÃO

A realização dessa produção de texto interdisciplinar foi de suma importância para meu desenvolvimento acadêmico por me permitir entender claramente as organizações e seus objetivos. Através desse trabalho compreendi que as quatro funções da administração – planejamento, organização, controle e direção - são fundamentais para a criação e permanência de um empreendimento no mercado competitivo dos tempos atuais.

Empresa é uma organização formada por elementos humanos e materiais com o objetivo de obter lucros através de sua participação no mercado, com base nessa definição elaborei uma microempresa do setor terciário (que se dedica a prestação de serviços e comércio), de natureza jurídica individual (pertence a apenas uma pessoa).

Os motivos pelos quais decidi desenvolver essa empresa foram:

• A principal atividade econômica do município onde ela será instalada - por ser um município de atividade econômica essencialmente agropecuária,os riscos de enfrentar dificuldades com a sazonalidade serão relativamente baixos, uma vez que os produtores locais precisam produzir o ano todo para manter suas propriedades.

• O baixo número de concorrentes – só há uma loja de produtos agropecuários no município, devido o setor agropecuário ser próspero haverá “oferta e procura”. A empresa concorrente não oferece serviços veterinários e a quantidade e variedade de produtos não supre as necessidades dos consumidores

• A localização do empreendimento na aréa central da zona urbana do município será um grande diferencial pois os produtos que não são encontrados no município só podem ser obtidos no município mais próximo, o qual fica a 40 km de distância, o que gera gastos para o consumidor e também perda de tempo.

DESENVOLVIMENTO

A microempresa que idealizei irá trabalhar com “venda de produtos agropecuários e prestação de serviços veterinários.” Devido a afinidade que tenho com o ramo da agropecuária decidi investir nessa aréa de atuação, uma vez que nessa região onde a empresa será montada não há veterinários qualificados para prestar serviços nas fazendas e a única loja de produtos agropecuários da cidade não oferece a quantidade de produtos necessários para os produtores da região, os quais trabalham com pecuária e agricultura.

Após decidir pela escolha de uma loja de venda de produtos agropecuários e prestação de serviços veterinários o primeiro passo será alugar um ponto comercial na aréa central da zona urbana do município e depois equipar o espaço fisíco com prateleiras, balcões, geladeira, duas maquinas registradoras informatizadas, mesas, cadeiras, arquivo para escritório e por fim mercadorias para comercialização.

Para a microempresa exercer suas atividades dentro da lei, deve-se legalizar as formalidades juridícas e fiscais, para tanto se faz necessário procurar a Junta Comercial do Estado ou o Cartório de Registro de Pessoa Juridíca para fazer o registro da microempresa.

Para registrar a microempresa é preciso documentos pessoais e o contrato social, no caso de microempresa é dispensada a assinatura de advogado conforme prevê o Estatuto de Micro e Pequenq Empresa. Além dos papéis formais há ainda a necessidade do pagamento de taxas para a abertura da empresa, depois de registrar a empresa, deve-se também registrá-la como contribuinte, ou seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com