TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Montar Um Projeto De Pesquisa - Dicas

Ensaios: Como Montar Um Projeto De Pesquisa - Dicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

Como montar um Projeto de Pesquisa - Dicas

Autoria: Alessandro V. M. Oliveira

Este texto foi especialmente escrito para aqueles alunos considerando fazer a inscrição no Processo Seletivo para o Mestrado ou Doutorado, independente da área ou da instituição. Trata em especial da elaboração de um Projeto de Pesquisa, item hoje em dia considerado fundamental para o sucesso de qualquer programa de estudos em uma pós-graduação stricto sensu de gabarito.

O Projeto de Pesquisa constitui, basicamente, o instrumento de Planejamento Estratégico de seu programa de pós-graduação. É o Plano de Ação, aquele que você deve despender o seu melhor esforço e suas melhores sinapses na elaboração. Uma vez feito, deve ser constantemente relido, revisado e aperfeiçoado. Deveria constar da sua página pessoal na internet (ex. no seu espaço no Research Gate), para que todos os interessados e seus contatos acadêmicos pudessem baixar.

A qualidade do Projeto de Pesquisa submetido no âmbito de um Processo Seletivo para Pós-Graduação merece atenção especial de qualquer candidato a mestrado ou doutorado. Pense que, para alcançar a tão sonhada "defesa de tese", você vai ficar debruçado sobre o seu Projeto de Pesquisa ao longo dos próximos anos. Desenvolver as atividades previstas no Projeto de Pesquisa fará parte do seu currículo, do seu futuro e da sua rotina de trabalho a partir de agora - é basicamente todo esse esforço que está em jogo! Logo, nada como começar com o pé direito. Atualmente, todas as agências de fomento estão bastante exigentes com a qualidade dos Projetos de Pesquisa - afinal de contas, são recursos públicos que estão sendo investidos em anos de pesquisas! Projetos acanhados, mal elaborados e mal concebidos têm sido exaustivamente recusados nessas instâncias. Além disso, todos os programas de pós-graduação estão sendo estritamente avaliados pela qualidade das pesquisas de seus alunos, e isso conta desde a concepção do projeto! Bons pesquisadores são conhecidos pelos seus bons Projetos de Pesquisa.

Sendo assim, é importante que os candidatos ao mestrado/doutorado se pautem pelas melhores práticas científicas possíveis. Você poderia ter escolhido cursar um MBA ou uma especialização. Mas, ao contrário, você preferiu enveredar pelo Mestrado ou Doutorado, que são pós-graduações voltadas para o desenvolvimento da Ciência. Dado que você escolheu abraçar a área acadêmica, então abrace-a em sua plenitude! Procure se dedicar aos Projetos de Pesquisa, de forma a demonstrar a sua viabilidade e a demonstrar aos professores que estão realmente dispostos a trabalhar com afinco no tema proposto. Mostrar trabalho e dedicação nunca faz mal, pelo contrário, fará muito bem à sua trajetória na pós!

Na busca desses padrões de excelência científica, elaborei as seguintes recomendações para elaboração de Projetos de Pesquisa. Elas são baseadas nas recomendações da FAPESP para Auxílios Pesquisa. Obviamente que contêm as minhas visões sobre todo esse processo, mas acredito que muitos pesquisadores importantes pelo Brasil afora concordem comigo. Haverá divergência em alguns casos, mas muita gente influente na academia irá concordar também. Penso que esses padrões, se usados por alunos de mestrado ou doutorado, podem conferir bastante qualidade aos projetos e aumentar as chances de serem aceitos. Sabemos que são itens fundamentais ao doutorado (doutorandos: acreditem em mim!). Já os mestrandos, esses também deveriam se pautar por essas exigências, e o resultado final em termos de qualidade vai depender da maturidade de cada um. Procure conversar bastante com seu potencial orientador e colegas de área. Leia muitos textos, tente entender bastante do tema de interesse. Trabalhe com afinco no projeto - evite fazer algo pró-forma, de última hora. Sabemos que o projeto pode ser alterado mais adiante, mas daí você já estará atrasado! Procure entender o que está propondo, busque artigos da mesma área e converse com o seu orientador. Como acredito piamente na qualidade e no valor do seu trabalho, fica aqui o estímulo para que pelo menos tente endereçar os temas abaixo listados. É um desafio, mas um desafio bacana!

Roteiro para Formatação de Projetos de Pesquisa

Nos projetos verdadeiramente "de ponta", o aluno/pesquisador deveria incluir mandatoriamente em seu Projeto de Pesquisa todos os seguintes elementos, inspirados em recomendações da FAPESP:

1) Folhas de rosto (duas, sendo uma em português e outra em inglês) contendo título do projeto de pesquisa proposto, nome do Candidato e do Orientador, Instituição Sede e resumo de 20 linhas.

2) Enunciado do problema: Qual será o problema tratado pelo projeto e qual sua importância? Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com