TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como O MT E MRH Se Influenciam Reciprocamente

Exames: Como O MT E MRH Se Influenciam Reciprocamente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  3.622 Palavras (15 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Adesivos e colas são materiais de grande importância no setor industrial, tendo em vista sua ampla gama de aplicações. A utilização desses produtos pode passar por indústrias do setor calçadista, moveleiro, setor de embalagens, gráfico, de colchões e muitos outros mais.

Graças a sua eficácia e à facilidade de aplicação também ganham uso no que diz respeito à montagem de componentes mecânicos, elétricos e eletromecânicos, empregados na produção de diversos produtos.

A fim de se firmar essa idéia, bem como fornecer conhecimentos mais específicos sobre este tema, foram realizadas pesquisas que estarão dispostas e discutidas neste trabalho.

ADESIVOS E COLAS

1 – Conceitos básicos

Adesivos ou colas são polímeros formulados à base de resina epóxi, endurecedores e vários outros compostos que após misturados transformam-se num produto único de características irreversíveis. São materiais capazes de unir duas superfícies através da força de adesão e coesão interna, sem modificar significativamente as estruturas destes corpos. Podem ser descritos segundo os seguintes parâmetros:

forma física: adesivo líquido, adesivo de fita;

tipo químico: adesivo de silicato, adesivo de resina;

finalidades: adesivo para papel, adesivo para metais, adesivos para plásticos e adesivos para borracha.

Para um melhor avanço nos estudos referentes a esses materiais é necessário apresentar alguns conceitos importantes:

1.1 - Substrato

Tecnicamente, são as superfícies a serem unidas por um adesivo.

1.2 - Adesão

É a capacidade de umectação e afinidade de um adesivo a um ou mais substratos. A força de adesão está baseada nas forças de atração entre as moléculas do adesivo e das superfícies a serem coladas. Esta força é caracterizada por atuar entre o adesivo e o substrato.

1.3 - Coesão

É a própria resistência interna oferecida a esforços do adesivo. Quanto mais forte forem as forças intermoleculares do adesivo, maior a coesão e conseqüentemente a resistência ao descolamento. É caracterizada por atuar entre dois filmes de adesivos.

Figura 1: Fenômeno da adesão e da coesão, em nível estrutural

OBSERVAÇÃO: Os conceitos de adesão e coesão têm grande importância na detecção de problemas no processo produtivo. Tomemos como exemplo a produção de calçados: o emprego desses dois conceitos facilita e agiliza a detecção de falhas na colagem, como mostram as figuras abaixo.

Figura 2: Problema de adesão no solado Figura 3: Problema de adesão no cabedal

Figura 4: Problema de colagem Figura 5: Problema de matéria – prima

Figura 6: Problema de matéria-prima

1.4 - Tempo aberto

É o máximo intervalo de tempo que se pode aguardar, desde a aplicação do adesivo, e ainda obter uma boa colagem. Dependerá do tipo de adesivo, da natureza dos substratos e das condições ambientais.

1.5 - Cura

Processo físico-químico pelo qual o adesivo ou sofre aumento em sua coesão interna. A cura de um adesivo pode se dar através de processos físicos, químicos ou ambos.

1.6 - Tempo de cura

É o tempo necessário para que o adesivo alcance sua máxima coesão interna, ou seja, a sua cura completa. Dependerá da natureza do adesivo, da sua interação com os substratos e das condições ambientais.

1.7 - Pega ou Tack

É a força de adesão inicial que se pode sentir na virtual ausência de pressão. Na prática, é a capacidade do adesivo em manter os substratos unidos de imediato, logo que postos em contato.

1.8 - Teor de sólidos

É a quantidade do extrato seco existente no adesivo.

1.9 - Resistência à temperatura

É a capacidade do adesivo em suportar esforços e manter a junta adesiva quando submetido a uma determinada temperatura. Dependerá da natureza do adesivo, de sua cura completa, do tipo e intensidade de esforços aplicados à junta adesiva.

1.10 - Estabilidade térmica

É a capacidade do adesivo em manter suas propriedades inalteradas quando submetido a uma determinada temperatura ao longo do tempo.

1.11 - Potlife

É o tempo máximo que um adesivo de reação química pode aguardar no coleiro (recipiente em que a cola é aquecida) para ser aplicado antes que sua cura alcance tal desenvolvimento que impeça a perfeita umectação dos substratos.

1.12 - Vida útil

É o tempo máximo que um adesivo pode ser estocado dentro de sua embalagem original, preservando todas as suas propriedades.

1.13 – Reticulante

Reticulantes são moléculas de peso molecular muito menor que o peso molecular da cadeia principal entre duas ligações cruzadas consecutivas e normalmente apresentam, no mínimo, dois grupos funcionais reativos que permitam a formação de ponte entre cadeias poliméricas. Adicionados ao adesivo, funcionam como catalisadores na etapa de cura, diminuindo o tempo de cura.

2 - Classificação

2.1 – Quanto à composição

Os adesivos podem ser classificados de acordo com o tipo de material empregado em sua fabricação, como:

2.1.1 – Termorrígidos ou termofixos

Após a cura, não podem ser aquecidos e moldados repetitivamente. Formam ligações cruzadas durante o processo de cura, que conferem estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com