TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Plantar Um Girassol

Pesquisas Acadêmicas: Como Plantar Um Girassol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

Adaptada às várias regiões do país para a produção de semente, a planta também tem apelo como espécie ornamental

Texto João Mathias

Consultora: Ana Cláudia Barneche de Oliveira*

O peculiar movimento de girar sua inflorescência em direção ao sol inspirou o nome desta planta de proporções exageradas. Firmado como artigo de cultivo em larga escala para a produção de grãos e óleo, o girassol (Helianthus annuus L.) é também utilizado na ornamentação de jardins e em arranjos para decoração.

O grande porte da planta, que pode chegar a 1,80 metro de altura, nem sempre agrada a esse tipo de consumo. Por isso, a partir de técnicas de cultivo e de melhoramento genético, surgiram versões de girassóis menores, mais compactos, que podem ser cultivados e comercializados em vasos.

A Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolve ainda cultivares ornamentais estéreis. Produzido em grande quantidade, o pólen pesado e denso da planta cai facilmente da flor e acaba sujando o local, além de causar alergia em algumas pessoas. Outra frente de pesquisa do órgão é o desenvolvimento de sementes capazes de gerar exemplares com pétalas de tonalidades diferentes do tradicional amarelo.

O girassol tem boa adaptação ao clima e é tolerante à seca, mas deve ser cultivado em locais com disponibilidade de irrigação. Dotado de um sistema radicular que se aprofunda no solo, tem alta capacidade de absorção de água e nutrientes. Porém, a planta é sensível à compactação do solo e prefere terrenos melhorados.

O grão pode ser utilizado para consumo animal, extração de óleo e obtenção de farinhas que servem como ingrediente para a produção de pães e outros alimentos. A plantação de girassol ainda pode servir de base para a produção de mel de abelhas.

Natural da América (há controvérsias sobre o local de origem, que pode estar nos Estados Unidos e México ou no Peru) e introduzida na Europa no século XVI, a planta é hoje cultivada nos cinco continentes e tem sua importância renovada pela crescente busca por fontes renováveis de energia. Isso porque seu óleo, além de ser saudável para a alimentação humana, com propriedades que reduzem o nível de colesterol, também é matéria-prima para a fabricação de biodiesel.

Raio X

SOLO: bem-drenados, não compactos e férteis

CLIMA: temperado

ÁREA MÍNIMA: um canteiro

COLHEITA: 50 dias após o plantio

CUSTO: 64 centavos o envelope com sementes

Mãos à obra

INÍCIO - há no mercado variedades de polinização abertos e híbridos disponíveis para os interessados em plantar. Apesar de mais uniformes e com potencial para produzir mais, os híbridos têm sementes mais caras em relação ao outro tipo de variedades. Para a produção de flor de corte, devem ser adquiridas as cultivares unicapituladas, ou seja, as que produzem apenas uma flor. Para jardins, são recomendadas as plantas que originam múltiplas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com