TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Girassol

Resenha: O Girassol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

O Girassol é uma planta anual da família das Asteraceae. É caracterizada por possuir grandes flores do tipo capítulo - com aproximadamente 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 metros de altura.

Os girassóis são plantas originárias da América do Norte e da América Central cultivada pelos povos indígenas para alimentação.

Mitos e crenças

O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.

Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e que sementes colocadas na beira da janela, numa casa onde exista uma mulher grávida dão origem a um rapaz.

Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.

Utilização

Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível.

A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro, além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.

A sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base, estas são mais utilizadas na confecção de bouquet.

As suas folhas podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenómeno alelopatia.

Crocodilo

Crocodilo é o nome comum a catorze espécies dos répteis da família crocodylidae.

O termo crocodilo também é usado, por vezes, para incluir todos os membros da ordem crocodylia: isto é, os jacarés, o gavial e os caimões.

Os crocodilos vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália.

O único predador natural do crocodilo é o tigre, que raramente, se alimenta dele em determinadas áreas da Ásia.

O maior réptil hoje na face da terra é o crocodilo-de-água-salgada encontrado no norte da Austrália e ilhas do sudeste da Ásia.

Os crocodilos, depois das aves, são os parentes mais próximos dos dinossauros actualmente, apesar de não terem a mesma mobilidade que seus antepassados, já foram registados crocodilos que podem correr nas margens de rios a uma velocidade de até 16 km/h.

A arma do crocodilo

A principal arma do crocodilo é sua poderosa mandíbula cheia de dentes (podem chegar a 80).

Para se ter uma ideia da força da mordidela, seria o mesmo que colocar um objecto de uma tonelada sobre o braço com algo afiado entre a pele e o objecto.

Mas apesar de ter muitos dentes este réptil não mastiga seu alimento, ele arranca os pedaços das vítimas girando o corpo e rasgando a pele do outro animal, com a carne na boca ele apenas engole ossos. Outro factor que impede que o crocodilo mastigue seu alimento é que o músculo que abre a boca é bem mais fraco do que o músculo que a fecha.

Curiosidade

Desde a antiguidade clássica, difundiu-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com