TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio na escola girassol junior

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

BRUNA DE OLIVEIRA CARDOSO - RA 1299105650

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL I

JARDIM - MS

2015

[pic 2]

BRUNA DE OLIVEIRA CARDOSO - RA 1299105650

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL I

[pic 3]

JARDIM - MS

2015

SUMÁRIO

 

 

Ficha de Identificação do Aluno ............................................................................04

Introdução ................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental I ...........................................................................................................06

1 – Observação e Interação na Escola .....................................................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na

Escola ........................................................................................................................09

3 – Plano de Aula ......................................................................................................10

4 – Regência .............................................................................................................15

Considerações Finais .............................................................................................18

Referências Bibliográficas .....................................................................................19

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Bruna de Oliveira Cardoso

RA: 1299105650

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Ano: 2015

Início do estágio: 09 / 03 / 2015

Término do Estágio: 27 / 03 / 2015

 INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é uma etapa muito importante na formação docente. Com isso, caracteriza-se como um momento fundamental, pois possibilita ao aluno-professor uma aproximação com o seu futuro campo de trabalho, ou seja, a escola e a sala de aula. Ao entrar em contato com os alunos e com o cotidiano escolar o aluno-professor passa a enxergar sua futura profissão com outros olhos, olhos de paixão e esperança. As diversas situações de aprendizagem vivenciadas favorecem a edificação de uma prática pedagógica dinâmica, permeada pela relação reflexão – ação – reflexão, buscando atender as demandas da sociedade moderna, num processo investigativo e construtor de diferentes saberes.

O trabalho apresentado foi realizado na Escola Girassol Júnior, localizada na cidade de Jardim – MS, na área do Ensino Fundamental, no período Vespertino. A estimulação da criatividade do aluno contribui e muito para o seu aprendizado futuro. O contato dos alunos com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.

Para Saviani (1992) a educação é entendida como um fenômeno próprio dos seres humanos, que se constituem enquanto tal no processo de produção de sua existência, essa produção, que envolve agir na e sobre a natureza promovendo sua transformação, é chamada de trabalho. É por meio do trabalho que o homem produz o mundo humano.

A ida ao campo proporcionou um olhar mais amplo e aprofundado das técnicas aprendidas na Universidade e os momentos de vivência em sala de aula possibilitaram diversificados conhecimentos, entre eles agregar experiência e refletir sobre a relevância da formação dos alunos. O estágio trouxe uma visão mais ampla a respeito de sua formação, do trabalho a ser desenvolvido com os alunos, dos conhecimentos específicos necessários e da realidade em si.

 Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado

1 – Observação e Interação na Escola

A Escola Girassol Júnior, fica situada na Rua 14 de maio, na Cidade de Jardim - MS, e é representada pela Diretora Marlene Cabral Peixoto. A escola  possui uma boa infraestrutura para os alunos do Ensino Fundamental, pois possui uma sala de aula bem equipada onde o professor regente pode ir além do quadro negro, ajudando assim o aluno a chegar também muito além do seu potencial. A escola possui biblioteca, sala de informática, sala de leitura e quadra de esportes, com isso a professora regente consegue trabalhar melhor a aprendizagem de seus alunos. É possível a utilização de aparelho de TV e DVD.

  As atividades de ensino são trabalhadas de forma disciplinar que a Lei de Diretrizes e Base manda, o material didático usado na aula é apostila do sistema Objetivo. Os alunos começam a adentrar a escola a partir das treze horas, ao chegarem seus pais as levam diretamente para suas respectivas salas onde a professora estão esperando por eles. Todos os alunos utilizam o uniforme escolar da instituição de ensino, as salas de aula são bem arejadas e todas possuem ar-condicionado, as carteiras são individuais.

As salas do Ensino Fundamental  possuem o alfabeto em letras de mão e cursiva, maiúscula e minúscula, o cantinho da leitura foi pensado pra que o aluno tenha uma boa leitura, os livros ficam a disposição do aluno. A professora possui um armário com as atividades da apostila do sistema Objetivo a serem dadas aos alunos e materiais que serão utilizados para execução de atividades em sala de aula. Os alunos sentam individualmente em filas, seus lugares são determinados pela professora.

No momento que chegam à sala de aula a professora pede aos alunos que se sentem em seus lugares, o aluno deve colocar sobre a mesa da professora o caderno de tarefa e a agenda. A professora segue com uma atividade que a apostila propõe sendo ela diferente todos os dias, depois dos alunos terminarem a atividade da apostila a professora lhes dá uma atividade impressa onde o aluno deve cola-la no caderno da sala, os alunos lancham e saem para o recreio, ao retornarem para a sala, nas segundas e quartas-feiras, eles tem aula de Educação Física, nas terças e quintas aula de Inglês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com