TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Se Tornar Um líder Servidor

Artigos Científicos: Como Se Tornar Um líder Servidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 10

CAPÍTULO 1 – Sobre Liderança

“Não há pelotões fracos – apenas líderes fracos.” General Willian Greech .

O maior indicador da saúde ou doença organizacional está na liderança ou em sua ausência. O líder é responsável pelo crescimento e declínio de qualquer atividade. Não há equipes fracas, apenas líderes fracos. Liderança tem tudo a ver com caráter já que se trata de fazer a coisa certa.

DIFINIÇÃO DE LIDERANÇA

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. Liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo.

LIDERANÇA NÃO É SER CHEFE

Não é preciso ter um cargo de chefia ou hierarquicamente importante para ser um líder e influenciar outras pessoas a terem mais entusiasmo, mais empenho e mais disposição para se tornarem o melhor que podem ser. As equipes realmente eficazes não são comandadas por ditadores ou autocratas.

LIDERANÇA É UMA HABILIDADE

Habilidade é uma capacidade aprendida ou adquirida. Claro que nem todo mundo pode jogar basquete como Michael Jordan, pilotar fórmula 1 como Schumacher ou jogar futebol como Ronaldinho Gaúcho, mas qualquer um pode jogar basquete, pilotar um carro ou jogar futebol mais eficientemente do que faz atualmente. É fundamental muita motivação treinamento, mas todos nós podemos melhorar nossas habilidades em qualquer atividade, basta ter muita vontade e disciplina.

A EFICIÊNCIA DO LÍDER

O verdadeiro teste de eficiência do líder vai mostrar se ele terá funcionários melhores e mais qualificados como pessoas e como profissionais em consequência de sua liderança. O primeiro dever de qualquer líder é treinar e criar mais líderes.

Entre as obrigações de uma liderança efetiva estão a definição de missão, valores, e a indicação de responsabilidades.

- missão (para onde vamos)

- valores (quais são as regras de comportamento no ambiente de trabalho) padrões (como vamos pedir e mensurar a excelência)

- responsabilidades (o que acontece se houver diferença entre padrões e desempenho)

CAPÍTULO 2 – Sobre poder e autoridade

“O valor do poder coercitivo é inverso a seu uso” – Robert Greenleaf

Poucos líderes desenvolvem a autoridade para acompanhar o poder que lhes foi confiado.

Poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem a sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo.

Ex: Vou despedir fulano como exemplo

Autoridade envolve a habilidade de levarem os outros a fazerem de bom grado sua vontade.

Ex: Farei isso por você.

Um ambiente onde as pessoas participem voluntariamente (cultura de autoridade) a empresa competirá com excelência, rapidez e qualidade. Já onde as pessoas trabalham sob uma administração imposta pelo poder as chances de sucesso serão mínimas.

RELACIONAMENTO E EMPRESAS

Empresa saudável mantém relacionamentos saudáveis com clientes, fornecedores, funcionários, comunidade, governo e donos. Relação sadia empresa lucrativa, relações ruins, negócios péssimos. Muitos líderes orientados para a tarefa tentam obter resultados imediatos na base do grito. A liderança exige habilidades específicas, como paciência e confiança e exige a presença da autoridade e não do poder. Isso não significa que em determinados momentos o líder não tenha que exercer seu poder. Existem momentos que o líder precisa demitir aquele funcionário que não acompanha as exigências ou normas de excelência da empresa.

CAPÍTULOS 3 e 4 – desenvolvimento da autoridade

DEFINIÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA

Liderança exige paciência e autocontrole

Paciência e autocontrole são qualidades e fundamentos do caráter de um líder e da liderança. A raiva é uma emoção natural e saudável, a paixão é uma qualidade maravilhosa para se ter. Mas agir movido por raiva ou paixão, violando os direitos dos outros é impróprio e prejudica os relacionamentos.

Liderança e gentileza

Gentileza é dispensar atenção, apreciação e encorajamento aos outros, é tratar os outros com cortesia. Madre Teresa dizia que as pessoas anseiam por apreciação mais do que pelo pão. Você tem dado atenção a seus filhos, ao cônjuge, ao chefe, aos funcionários que contribuem com seus esforços para sua empresa ir enfrente? Lembre-se você não precisa ser chefe ou ter uma posição hierarquicamente alta para encorajar e influenciar os outros. Pequena amabilidade como “bom dia” ao chegar, “por favor” ao solicitar um trabalho ou mesmo chamar alguém em sua sala, “obrigado” após receber uma tarefa, ou um “desculpe” após cometer um erro, são fundamentais nos relacionamentos humanos.

Liderança exige humildade

Humildade é a demonstração de ausência de orgulho, arrogância ou pretensão é comportamento autêntico. Os grandes líderes incorporam uma mistura de humildade pessoal com vontade profissional. São ambiciosos em primeiro lugar pela empresa não por si mesmos.

Liderança exige respeito

Respeito é tratar as pessoas com a devida importância. Todo líder tem a responsabilidade de providenciar um ambiente saudável para seus funcionários. Respeitar os funcionários, fazer elogios sinceros e específicos, reconhecer as realizações e recompensar a excelência. Com isso o líder estará demonstrando que ele está sinceramente interessado neles como pessoas e não apenas pelo que eles podem fazer pela empresa. Uma maneira eficaz de demonstrar respeito pelos funcionários é delegar responsabilidades de acordo com suas habilidades e competências. É a única maneira das pessoas crescerem e se desenvolverem.

Uma das principais funções do líder é ajudar seu pessoal a vencer e ser bem sucedido.

Liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com